METODOLOGIA DE TRABALHO DE CAMPO COM LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA O ENSINO INCLUSIVO DE CEGOS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a28748Abstract
O presente trabalho foi realizado durante o processo de formação acadêmica de licenciandos, que foram expostos a situações que permitem discutir e aplicar estratégias voltadas para a educação inclusiva. Assim, desenvolvemos, aplicamos e avaliamos metodologia de ensino inclusivo que buscou integrar licenciandos em Ciências Biológicas e colaboradores cegos durante trabalho de campo para estudo e reconhecimento de organismos marinhos coletados em uma praia urbana. Os licenciandos de olhos fechados, manipularam e exploraram as características dos organismos marinhos previamente coletados, como também os colaboradores cegos e descrevendo-os para os licenciandos que novamente de olhos fechados confeccionaram um segundo modelo com base nas características descritas pelos cegos, para efeitos de comparação. Foram aplicados dois questionários para avaliar percepções de licenciandos relativas a práticas inclusivas, relativas à metodologia desenvolvida de ensino inclusivo, em particular, antes e após o trabalho de campo. Os resultados nos permitiram concluir que o simples fato de aproximar videntes e cegos ao ar livre, em condições lúdicas de aprendizagem, possibilitou mudanças positivas de percepções dos licenciandos sobre habilidades e potencialidades dos cegos. Concluímos, que a metodologia desenvolvida tem potencial como prática alternativa de ensino que privilegia o conjunto dos sentidos e a troca de experiências para a promoção da inclusão de pessoas cegas.
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