Learning Maternal-Child Nutrition through clinical cases as an alternative to practical classes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50734

Keywords:

strands of science learning, e-learning, mother and child nutrition, discursive textual analysis

Abstract

The use of active learning methods combined with the early insertion of students in the activities of professional daylife, becomes a potential alternative to reduce the dichotomy between theory and practice. In the Maternal-Child Nutrition course of a Nutrition graduation, due to the impossibility of practical classes and the contact with the public / patient due to the social distance necessary to fight the pandemic of COVID-19, an alternative found was making an activity, in remote format, to simulate a clinical case. With the objective of identifying which Strands of Scientific Learning (FAC) were present in the speeches of the students during this activity, this research found the following FAC: interest, understanding of knowledge, scientific thinking, self identification as a professional; which shows that the use of clinical cases can be made to bring students closer to the public/patients, being an alternative that minimizes the insecurity of students, in face-to-face care in the future.

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Author Biographies

Fabiana Oliveira dos Santos Camatari, Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2008. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos na área de Química, Bioquímica e Controle de Qualidade de Alimentos pelo programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PROCTA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciência pelo programa de Pós-graduação em Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Química de Produtos Naturais. Tem especialização em Nutrição Materno-Infantil. Foi representante titular do Conselho Regional de Nutricionistas - 6ª Região na cidade de Petrolina-PE. Foi Vice-coordenadora do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina de 2020 a 2022. Atualmente é professora Adjunta do Colegiado de Nutrição da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, e ministra aulas no curso de Nutrição nas disciplinas de Vivências em Nutrição 1, Bioquímica da Nutrição e Nutrição Materno-Infantil, e na Residência multiprofissional em Saúde da Mulher. É membro do grupo de pesquisa EDUCIM-UEL (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5371515613892916) e do grupo de pesquisa Nutrição, Alimentos e Saúde - UPE Campus Petrolina (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1774896288986656). Trabalha com métodos ativos de ensino e faz pesquisa de cunho qualitativo tanto na área de Nutrição como em Ensino-aprendizagem da Nutrição. 

Anderson Camatari Vilas Boas, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Senhor do Bonfim, BA, Brasil

Possui graduação em Fisica pela Universidade Estadual de Londrina (2007), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2018). Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Londrina e professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, natureza da ciência, ensino de ciências, história e filosofia da ciência e análise textual discursiva (atd).

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) de 1978 a 2016. Foi Professor Visitante Sênior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2017 a 2019. Coordenou diversos projetos de pesquisa e extensão financiados pelo CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências e Matemática. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL (PECEM) de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013; Pró-reitor de extensão da UEL de 2014 a 2016. Atualmente é: professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (PECEM/UEL); professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (PPGEN/UENP); professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGMAT/UTFPR). É membro da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). É membro da Rede de Pesquisa sobre a Relação com o Saber (Reperes). É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 (http://educim.com.br/). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores em Ciências e Matemática; Ensino-aprendizagem em Ciências e Matemática; Relação com o saber em sala de aula; Ação docente, ação discente e suas conexões. Bolsista de Produtividade do CNPq - nível 1D.

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Published

2023-10-29

How to Cite

Camatari, F. O. dos S., Vilas Boas, A. C., & Arruda, S. de M. (2023). Learning Maternal-Child Nutrition through clinical cases as an alternative to practical classes . Ensino, Saude E Ambiente, 16, Publicado em 29/10/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16.a50734

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