MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21031Resumen
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem algumas possibilidades detrabalho na linha de alimentos/alimentação, aparecendo temas como utilização dos
recursos disponíveis de forma equilibrada, plantio de hortas e árvores frutíferas, entre
outros. Nesse sentido, buscamos conhecer as possibilidades/contribuições do trabalho
com a horta nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada a partir da parceria firmada
entre os Cursos de Química-Licenciatura (UNIMEP) e Ciências Biológicas
(ESALQ/USP) e uma Escola Estadual do município de Piracicaba-SP, envolvendo a
participação de estudantes universitários, formadores de professores, equipe
diretiva/pedagógica, professores do Ensino Fundamental e funcionários da unidade
escolar na realização de atividades relacionadas à horta com quintas e sextas séries do
Ensino Fundamental. O levantamento de dados seguiu as orientações de Lüdke e André
(1986) referentes à observação participante. Pudemos perceber contribuições
significativas na parceria Universidade-Escola, promovendo atividades que contemplam
o caráter conceitual, atitudinal e procedimental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Horta.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.