MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA

Autores/as

  • GIZELE TIAGO BARBÊDO CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21157

Resumen

Propor atividades capazes de promover a construção do conhecimento discente, estimulando um pensamento crítico e aprendizado significativo, torna-se cada vez mais oportuno. Aulas experimentais permitem relacionar prática e teoria, além de aperfeiçoar habilidades e permitir melhor compreensão do conteúdo programático. O livro didático pode ajudar neste processo por oferecer sugestões experimentais que auxiliem o planejamento docente. O objetivo desta pesquisa é analisar as sugestões de atividades experimentais contidas nos livros didáticos referentes à microbiologia, visando a melhoria no ensino de ciências. Após a avaliação foi possível perceber que tais obras apresentam ideias construtivas aos docentes, porém a busca por atividades complementares pode ser algo positivo visando obter maior eficácia no processo de ensino. Apesar de fatores restritivos, a aplicação de aulas práticas experimentais pode ser de grande valia para que haja a promoção da construção do saber do aluno e não apenas a simples memorização de informações.

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Biografía del autor/a

GIZELE TIAGO BARBÊDO, CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA

ALUNA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CELSO LISBOA.

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Publicado

2014-07-13

Cómo citar

BARBÊDO, G. T. (2014). MICROBIOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: COMO OS LIVROS DIDÁTICOS ABORDAM ESSA TEMÁTICA. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21157