ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Sandna Larissa Freitas dos Santos Graduanda de Farmácia Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Cleiton Aquino de Lima Universidade Federal do Ceará-UECE
  • Hérick Hebert da Silva Alves Centro Universitário Católica de Quixadá
  • Karla Bruna Nogueira Torres Barros Centro Universitário Católica de Quixadá

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21228

Resumen

O presente estudo utiliza como método a revisão narrativa da literatura, a qual apresenta como finalidade reunir e resumir o conhecimento científico já produzido sobre a abordagem de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica. Foram utilizadas as bases de dados LILACS, SciELO, MEDLINE e BVS. Para a busca dos artigos foram utilizadas palavras-chaves em português e inglês selecionados mediante consulta aos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Bireme: química orgânica; aprendizagem. Os critérios de inclusão foram: pesquisas que abordassem a influência das atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem em química orgânica, publicados em inglês, português ou espanhol; em formato de artigos, revisões, dissertações e teses publicados de 2009 a 2016. Foi visto que a ideia de jogo didático com o propósito de ensinar nomenclatura dos compostos orgânico de forma motivante e divertida e possibilita ao aluno identificar com maior facilidade as funções orgânicas presentes nos compostos, visto por imagens de estruturas caracterizadas e animadas. Além disso, estudos trata da importância do uso da literatura do cordel como facilitador do ensino-aprendizagem da química orgânica introduzida no ensino médio. Ressalta-se que por meio das atividades propostas é possível estimula de maneira significativa o ensino aprendizagem dos discentes, revalidando a importância da aprendizagem lúdica como sendo essencial para o desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandna Larissa Freitas dos Santos, Graduanda de Farmácia Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduanda em Farmácia

Pet/Saúde Mental

Monitora Acadêmica

Centro Universitário Católica de Quixadá

Cleiton Aquino de Lima, Universidade Federal do Ceará-UECE

Graduação em Química

Universidade Estadual do Ceará-UECE

Governo do Estado do Ceará

Hérick Hebert da Silva Alves, Centro Universitário Católica de Quixadá

Graduando em Farmácia

Centro Universitário Católica de Quixadá

Karla Bruna Nogueira Torres Barros, Centro Universitário Católica de Quixadá

Docente de Farmácia 

Mestre em Ensino na saúde pela Universidade Estadual do Ceará

Centro Universitário Católica de Quixadá

##submission.downloads##

Publicado

2016-12-13

Cómo citar

dos Santos, S. L. F., de Lima, C. A., Alves, H. H. da S., & Nogueira Torres Barros, K. B. (2016). ABORDAGEM DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21228

Número

Sección

Artigos