O RIO POMBA SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO SEGMENTO, EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA/RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21261Resumen
A identificação das representações sociais que os alunos trazem auxilia o planejamento de práticas pedagógicas transformadoras e não apenas repetitivas. As representações sociais também são a base para elaboração de projetos de educação ambiental. O objetivo desse trabalho foi investigar e compreender a representação social que o rio Pomba apresenta para os alunos de ensino fundamental de duas escolas do município de Santo Antônio de Pádua/RJ. O trabalho foi desenvolvido através da evocação livre de palavras e desenhos livres. Houve diferença entre as representações dos alunos das duas escolas pesquisadas. Os alunos da escola localizada na zona rural possuem uma representação naturalista do rio, enquanto os alunos da escola localizada na zona urbana possuem uma representação globalizante, principalmente calcada na poluição do rio.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.