ENSINO DE HOMEOPATIA NO BRASIL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS

Autores/as

  • Anderson Domingues Correa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências/Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências – LAMLEC

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21291

Resumen

O ensino e a prática de homeopatia foram introduzidos, no Brasil, ainda no período imperial, pelo médico francês Benoit Jules Mure. Desde então, tem havido a preocupação de formar homeopatas, a qual se consubstanciou, ao longo dos anos, na criação de disciplinas de graduação e de cursos de pós-graduação na área de homeopatia, oferecidos em muitas universidades. Neste trabalho, são apresentados elementos da trajetória de construção do ensino de homeopatia no Brasil, do Império até a atualidade, analisando alguns pontos importantes para a formação de farmacêuticos e de médicos homeopatas. Pondera-se, ao final, sobre a necessidade de maior inserção da homeopatia nos currículos dos cursos da área da saúde, ideário inscrito na perspectiva de se formar profissionais generalistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Domingues Correa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências/Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências – LAMLEC

Professor e pesquisador do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Ensino de Biociências e Saúde pelo IOC/FIOCRUZ. Tendo sua tese de doutorado sido agraciada com a primeira colocação em premiação do Ministério da Saúde. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Farmacotécnica Homeopática pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil e especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Atua como docente no IFRJ desde o ano de 1993 e atualmente leciona e orienta na pós-graduação, no mestrado em Ensino de Ciências e na graduação, no curso Bacharel em Química, editor da Revista Ciências & Ideias, líder do grupo de pesquisas Ciências, Educação e Saúde, além de coordenar o Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ). Ocupou funções na direção/administração do referido Instituto como: Diretor Geral do Campus Nilópolis no período de 2005 a 2010, Gerente de Ensino Superior no período de 2003 a 2005, Gerente de Integração Pedagógica no período de 2001 a 2003 e implementação e coordenação do Curso Técnico em Farmácia no período de 2000 a 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Estratégias Lúdicas para o Ensino de Ciências, Desenvolvimento de Materiais Educativos (documentários, animações, vídeos curtas metragens, jogos de tabuleiro e eletrônicos, software educativo, histórias em quadrinhos, músicas educativas, livros didáticos, teatro, contos, literatura infantil, simulações de experimentos laboratoriais, website e blogs), Experimentação no Ensino de Ciências, Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Difusão e Popularização da Ciência, História da Ciência, Saúde Coletiva, Uso Racional de Medicamentos, Homeopatia, Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. Seus trabalhos acadêmicos compreendem quarenta e quatro artigos, três livros, um capítulo de livro e sete materiais didáticos, estando o livro - Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica - na oitava edição.

##submission.downloads##

Publicado

2018-09-13

Cómo citar

Correa, A. D. (2018). ENSINO DE HOMEOPATIA NO BRASIL: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS. Enseñanza, Salud Y Ambiente, 11(2). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i2.a21291

Número

Sección

Artigos