A INTEGRAÇÃO DE SABERES POR MEIO DA TEMÁTICA DAS SEMENTES CRIOULAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA O CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a32202Resumen
As sementes são essenciais para a manutenção da diversidade biológica. No Brasil, a prática de seleção, guarda e plantio de sementes é um traço cultural identitário de muitas comunidades tradicionais do campo. Nestes contextos, as sementes crioulas, em suas múltiplas denominações, fazem parte de um amplo repertório de conhecimentos relacionados a tradicionais práticas sociais, perfazendo ainda um patrimônio genético e símbolo cultural de resistência. Na perspectiva da integração de conhecimentos tradicionais no Ensino de Ciências, este artigo analisa a partir de pesquisa qualitativa sobre a própria prática docente, os pontos de articulação ou desarticulação da temática sementes crioulas aos conteúdos do Ensino de Ciências em um contexto de formação de professores para o campo. Discute-se a possibilidade de assumir, quando possível, aproximações e complementaridades entre os sistemas de conhecimento tradicional e científico no âmbito da temática sementes crioulas, e por outro lado reconhecer que há pontos de distanciamentos em que os sistemas de conhecimento caminharão em paralelo. Argumenta-se ainda que tais aproximações possibilitam o enriquecimento mútuo entre conhecimentos reduzindo a visão sobre os saberes tradicionais como algo exótico ou folclórico.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.