GÊMEOS, GENÉRICOS E QUIRAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTEREOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA

Autores

  • Nilcimar dos Santos Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé
  • Salete Linhares Queiroz Instituto de Química de São Carlo - Universidade de São PAulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21170

Resumo

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar uma atividade didática pautada na resolução de problemas sociocientíficos no formato de estudos de caso. Durante seis semanas, no ambiente virtual eduqui.info, nove dos 27 alunos da disciplina Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II, do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química da São Carlos, Universidade de São Paulo,  solucionaram um estudo de caso relacionado à ocorrência de misturas racêmicas em medicamentos com princípio ativo quiral. A argumentação textual final dos alunos foi analisada tendo em vista a identificação da natureza dos argumentos adotados, das fontes de evidências empregadas e das estratégias de aprendizagem seguidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Nilcimar dos Santos Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Ciências Naturais pela UENF. Doutorando em Química pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor assistente-A da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé.

##submission.downloads##

Publicado

2014-07-13

Como Citar

Souza, N. dos S., & Queiroz, S. L. (2014). GÊMEOS, GENÉRICOS E QUIRAIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTEREOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA. Ensino, Saude E Ambiente, 7(1). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21170