EDUCAÇÃO E CLÍNICA NO CONTEMPORÂNEO: ENTRE GREGOS E MODERNOS, COMO TEMOS VIVIDO?

Autores

  • Cristine Monteiro Mattar Universidade Federal Fluminense Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21245

Resumo

O artigo inicia com o diálogo platônico Laques ou da Coragem, para mostrar como se dava a preocupação com a formação dos filhos entre os gregos no período clássico e, na sequência, aponta para a diferença em relação ao modo como se procura formar, hoje, crianças e jovens. Este modo vem produzindo consequências que geram situações clínicas cada vez mais direcionadas ao psicólogo. A nosso ver, as preocupações atuais com o futuro dos filhos, identificadas com os anseios de sucesso, força, vitória e riqueza, situadas no âmbito da configuração familiar contemporânea, bem como a cena clínica em que tais questões vêm sendo desveladas, não podem ser pensadas sem que se leve em conta o horizonte histórico atual, marcado pela técnica, calculabilidade e poder, na medida em que somos dispostos ontologicamente ao corresponder ao ser de todos os entes de modo instrumental. Assim, o cuidado, relação originária com tudo o que vem ao nosso encontro no mundo e que nos constitui, vem se dando ao modo da provocação a tudo utilizar e explorar como recurso disponível, inclusive os próprios filhos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Monteiro Mattar, Universidade Federal Fluminense Instituto de Psicologia

Psicológa pela UFF, Mestre em Psicologia pela UFF, Doutora em Psicologia Social pela UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da UFF, na linha Subjetividade e Clínica. Pesquisas na área da Filosofia Antiga, Cuidado de Si, Psicologia Fenomenológico-Existencial e o pensamento dos filósofos Soren Kierkegaard, Martin Heidegger, Pierre Hadot e Michel Foucault.

Downloads

Publicado

2016-12-21

Como Citar

Mattar, C. M. (2016). EDUCAÇÃO E CLÍNICA NO CONTEMPORÂNEO: ENTRE GREGOS E MODERNOS, COMO TEMOS VIVIDO?. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21245

Edição

Seção

Artigos