EDUCAÇÃO E CLÍNICA NO CONTEMPORÂNEO: ENTRE GREGOS E MODERNOS, COMO TEMOS VIVIDO?

Autores/as

  • Cristine Monteiro Mattar Universidade Federal Fluminense Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21245

Resumen

O artigo inicia com o diálogo platônico Laques ou da Coragem, para mostrar como se dava a preocupação com a formação dos filhos entre os gregos no período clássico e, na sequência, aponta para a diferença em relação ao modo como se procura formar, hoje, crianças e jovens. Este modo vem produzindo consequências que geram situações clínicas cada vez mais direcionadas ao psicólogo. A nosso ver, as preocupações atuais com o futuro dos filhos, identificadas com os anseios de sucesso, força, vitória e riqueza, situadas no âmbito da configuração familiar contemporânea, bem como a cena clínica em que tais questões vêm sendo desveladas, não podem ser pensadas sem que se leve em conta o horizonte histórico atual, marcado pela técnica, calculabilidade e poder, na medida em que somos dispostos ontologicamente ao corresponder ao ser de todos os entes de modo instrumental. Assim, o cuidado, relação originária com tudo o que vem ao nosso encontro no mundo e que nos constitui, vem se dando ao modo da provocação a tudo utilizar e explorar como recurso disponível, inclusive os próprios filhos.   

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Biografía del autor/a

Cristine Monteiro Mattar, Universidade Federal Fluminense Instituto de Psicologia

Psicológa pela UFF, Mestre em Psicologia pela UFF, Doutora em Psicologia Social pela UERJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da UFF, na linha Subjetividade e Clínica. Pesquisas na área da Filosofia Antiga, Cuidado de Si, Psicologia Fenomenológico-Existencial e o pensamento dos filósofos Soren Kierkegaard, Martin Heidegger, Pierre Hadot e Michel Foucault.

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Publicado

2016-12-21

Cómo citar

Mattar, C. M. (2016). EDUCAÇÃO E CLÍNICA NO CONTEMPORÂNEO: ENTRE GREGOS E MODERNOS, COMO TEMOS VIVIDO?. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21245

Número

Sección

Artigos