Leitura de textos literários como subversão à linguagem do poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/42215

Palavras-chave:

experiência, leitura, texto literário, subversão, linguagem do poder

Resumo

Este ensaio propõe apontamentos sobre as especificidades da leitura de textos literários como experiência potencialmente formadora de novos sentidos para o leitor e subversiva à linguagem do poder, com seus discursos normatizados e normatizadores do cotidiano. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura sobre a temática, e dividiu-se este texto em quatro eixos centrais: o primeiro, em que se apresenta algumas concepções sobre literatura, texto literário e leitura literária; o segundo, em que se discorre sobre a leitura individual e de escuta, partindo do pressuposto de que tal modalidade possibilita ao leitor uma experiência criativa e crítica a partir da produção de sentidos derivada do encontro com o texto. Este ponto encontra-se intimamente relacionado ao terceiro, a leitura literária como experiência; e por fim, apresentam-se interpretações sobre a leitura literária como experiência de subversão à palavra de ordem e à linguagem do poder. Tal diálogo nos levou a concluir que a leitura literária pode representar uma resistência às naturalizações do instituído cotidiano, uma vez que ela se revela como um âmbito de produção de singularidades, instigando no leitor a interrogação sobre o mundo concreto ao seu redor e seus discursos hegemônicos.

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Biografia do Autor

Marlo Lopes, Faculdade Vidal de Limoeiro, Limoeiro do Norte, CE

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2016-2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2016). Professor do curso de Psicologia da Faculdade Vidal (Limoeiro do Norte-CE). Membro egresso do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (2012-2018). Bolsista PIBIC/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) entre 2012 e 2013; bolsista PROBIC/FEQ (Fundação Edson Queiroz) entre 2013 e 2014; e bolsista FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa) entre 2016 e 2018 (bolsas vinculadas ao projeto de pesquisa cadastrado no CNPq intitulado “Recriando-se nas temporalidades livres da velhice: um estudo sobre experiências potencializadoras da vida com idosos do nordeste brasileiro”, do Laboratório Otium). Pesquisador e coorientador do Laboratório de Investigações em Análise do Comportamento (LINAC - Unifor). Possui trabalhos publicados no âmbito nacional e no exterior sobre os temas Ócio, Experiência de Ócio, Lazer, Trabalho e Tempo Livre na sociedade contemporânea.

Francisco Welligton de Sousa Barbosa Jr., Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Doutorando em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro/Portugal. Mestre em Psicologia (2020). Mestre em Literatura pela Universidade de Évora/Portugal (2018). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza/Brasil (2016). Membro e Pesquisador Assistente do Laboratório Otium - Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Membro do Núcleo de Estudos em Cultura e Ócio (NECO), do Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro. Bolsista FASUE (2016/2017) na Universidade de Évora/Portugal. Bolsista IC PIBIC/CNPq (2015/2016) no projeto “Recriando-se nas temporalidades livres da velhice: um estudo sobre experiências potencializadoras da vida de idosos do nordeste brasileiro”.

José Clerton Martins, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Doutor e mestre em Psicologia pela Universitat de Barcelona (Espanha). Pós-doutorado em Estudos Culturais (2018-2019), realizado na Universidade de Aveiro (Portugal). Pós-doutorado em Estudos sobre Ócio e Desenvolvimento Humano (CAPES 2005-2006) realizado na Universidad de Deusto/UD (Espanha). Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos (UFC/Brasil), Gestão do Marketing (UECE/Brasil) e em Cultura Folclórica Aplicada (IFCE/Brasil). Psicólogo e historiador com graduações realizadas em IES no Brasil. Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo (ICDEP/SP) e Psicologia Integral (CDH). Professor Visitante do Programa de Doutoramento em Estudos Culturais das Universidades de Aveiro e do Minho (Foundation Calouste Gulbenkian/Portugal (2012-2013). Coordena o OTIUM/Grupo de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde é professor titular. É vice-coordenador do GT AION - Interdisciplinaridade da pesquisa em Psicologia Analítica no Brasil da ANPPEP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia. É membro fundador da Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio/OTIUM e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer/ANPEL.

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

LOPES, M.; BARBOSA JR., F. W. DE S.; MARTINS, J. C. Leitura de textos literários como subversão à linguagem do poder. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 05/12/2022, 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos