Leitura: entre leitor e texto

Autores

  • Betina Hillesheim UNISC
  • Lílian Rodrigues da Cruz Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Endereço: Av. Independência, 2293 Bloco 35 - Departamento de Psicologia Bairro Universitário Santa Cruz do Sul (RS) CEP: 96815-900
  • Karen Cristina Cavagnoli Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Virgínia da Silva Marquetto Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Palavras-chave:

Leitor, Leitura, Modos de subjetivação.

Resumo

O artigo propõe discutir os sentidos que o ato de ler assume, abordando os diferentes entendimentos sobre a leitura e a relação entre leitor e texto. A leitura aqui é entendida como uma experiência que cancela a fronteira entre o que sabemos e o que somos. Propomos pensar na questão deste encontro entre leitor e texto: o que se passa entre estes mundos? Considerando-se que o texto se constrói no encontro com o leitor, na relação entre um e outro, não se pode dissociar texto e leitor; assim, para além de uma noção de troca, deparamo-nos com novas combinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Rodrigues da Cruz, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) Endereço: Av. Independência, 2293 Bloco 35 - Departamento de Psicologia Bairro Universitário Santa Cruz do Sul (RS) CEP: 96815-900

Doutora em Psicologia (PUC-RS), docente do departamento de Psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Karen Cristina Cavagnoli, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Virgínia da Silva Marquetto, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Acadêmica do curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Bolsista do Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC)

Referências

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001.

BARTHES, R. O prazer do texto. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BENJAMIN W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Coleção Espírito Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002.

BLANCHOT, M. A literatura e o direito à morte. In: ________. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 291-330.

CERVANTES, M. Dom Quixote. Rio Janeiro: Ediouro, 2005.

CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: _______ (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105.

DARNTON, R. A leitura rousseauista e um leitor “comum” no século XVIII. In: CHARTIER, R. (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 143-176.

DASCAL, M. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G. Uma conversa, o que é, para que serve? In: DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998, p. 9-28.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

ECO, U. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

ECO, U. Lector em Fabula: A cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 1986.

FLÔRES, Onici Claro. Compreender e interpretar. In: FLÔRES, O.C. (Org.). Linhas e entrelinhas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 107-116.

ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. v.1. São Paulo: Ed. 34, 1996.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MACHADO, R. Foucault, a filosofia e a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

MORAIS, J. de F. S. Histórias e narrativas na educação infantil. In: GARCIA, R. L. (Org.) Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 81-102.

NEVES, R. Inventando uma outra psicologia social. In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. (Org.) Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, p. 177-190.

PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 3.ed. São Paulo: ed. Ática, 1998.

PAULINO, G. et al. Tipos de texto, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.

PILLAR, A. D. Leitura e releitura. In: _________. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001, p. 9-21.

ZILBERMAN, R. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.

Downloads

Publicado

2011-08-31

Como Citar

HILLESHEIM, B.; CRUZ, L. R. DA; CAVAGNOLI, K. C.; MARQUETTO, V. DA S. Leitura: entre leitor e texto. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 2, p. 305-316, 31 ago. 2011.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)