Leitura: entre leitor e texto
Palavras-chave:
Leitor, Leitura, Modos de subjetivação.Resumo
O artigo propõe discutir os sentidos que o ato de ler assume, abordando os diferentes entendimentos sobre a leitura e a relação entre leitor e texto. A leitura aqui é entendida como uma experiência que cancela a fronteira entre o que sabemos e o que somos. Propomos pensar na questão deste encontro entre leitor e texto: o que se passa entre estes mundos? Considerando-se que o texto se constrói no encontro com o leitor, na relação entre um e outro, não se pode dissociar texto e leitor; assim, para além de uma noção de troca, deparamo-nos com novas combinações.Downloads
Referências
AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2001.
BARTHES, R. O prazer do texto. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
BENJAMIN W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Coleção Espírito Crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 2002.
BLANCHOT, M. A literatura e o direito à morte. In: ________. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 1997, p. 291-330.
CERVANTES, M. Dom Quixote. Rio Janeiro: Ediouro, 2005.
CHARTIER, R. Do livro à leitura. In: _______ (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 77-105.
DARNTON, R. A leitura rousseauista e um leitor “comum” no século XVIII. In: CHARTIER, R. (Org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 143-176.
DASCAL, M. Interpretação e compreensão. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
DELEUZE, G. Uma conversa, o que é, para que serve? In: DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta, 1998, p. 9-28.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
ECO, U. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
ECO, U. Lector em Fabula: A cooperação interpretativa nos textos narrativos. São Paulo: Perspectiva, 1986.
FLÔRES, Onici Claro. Compreender e interpretar. In: FLÔRES, O.C. (Org.). Linhas e entrelinhas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.
GOULEMOT, J. M. Da leitura como produção de sentidos. In: CHARTIER, Roger (Org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996, p. 107-116.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. v.1. São Paulo: Ed. 34, 1996.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MACHADO, R. Foucault, a filosofia e a literatura. 2.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
MORAIS, J. de F. S. Histórias e narrativas na educação infantil. In: GARCIA, R. L. (Org.) Crianças, essas conhecidas tão desconhecidas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 81-102.
NEVES, R. Inventando uma outra psicologia social. In: FONSECA, T. M. G.; KIRST, P. G. (Org.) Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, p. 177-190.
PALO, M. J.; OLIVEIRA, M. R. D. Literatura infantil: voz de criança. 3.ed. São Paulo: ed. Ática, 1998.
PAULINO, G. et al. Tipos de texto, modos de leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.
PILLAR, A. D. Leitura e releitura. In: _________. A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2001, p. 9-21.
ZILBERMAN, R. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: SENAC, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.