Práticas corporais e artísticas: aprendizagem inventiva e cuidado de si

Autores

  • Flavia Liberman Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.
  • Viviane Santalucia Maximino Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Yara Maria de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163

Palavras-chave:

práticas corporais, formação em saúde, cuidado de si, aprendizagem inventiva, experiência estética

Resumo

Nos últimos anos temos trabalhado com as práticas corporais e artísticas na formação, e junto a comunidades, em serviços de saúde e espaços de produção artística, entendendo que essas práticas promovem a produção de cuidado, o encontro e o aumento de potência de vida, segundo uma ética que resiste aos modelos prescritivos, normativos e excludentes, incidindo nos processos de subjetivação. Aqui apresentamos experimentações com o corpo, que envolvem a dança, a música, as artes e a escrita, e discutimos as relações entre Aprendizagem Inventiva, experiência estética e o cuidado de si, tomados como referências conceituais para pensar os corpos em estado de presença, produzindo conexões, inventividade e um voltar-se para si com implicações coletivas, políticas, clínicas e estéticas que movimentam o pensamento, os corpos e a vida.

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Biografia do Autor

Flavia Liberman, Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Departamento saúde, Clínica e Instituições.Doutora em Psicologia Clínica pela PUC- SP. Professora do Curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde- Modalidade Profissional da UNIFESP-BS. Publicou Danças em terapia ocupacionalDelicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (Summus, 1998, 2008) e diversos capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: corpo, arte e clínica; formação e trabalho em saúde; grupos e mulheres. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS), do Laboratório Corpo e Arte e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, pós-doutora em artes pela University of the Arts - London.   Orientadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. Publicou Arte, clínica e loucura: território em mutação (Summus/ Fapesp, 2009) e diversos capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface arte, cultura e saúde e nos estudos da subjetividade. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional e integrante do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Viviane Santalucia Maximino, Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Departamento saúde, Clínica e Instituições. Doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP, SP. , coordenadora do curso de Especialização em Formação e Cuidado em Rede e do Programa de Reorientação da Formação em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Publicou  o livro Grupos de atividade para pacientes psicóticos, (UNIVAP, 2001), capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: corpo, arte e clínica; formação e trabalho em saúde; grupos e mulheres. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS) e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Profissional de Educação Física, possui pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003), em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália (2004) e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina (2010). Orienta mestrado e doutorado na área de Pedagogia do Movimento Humano e coordena o grupo CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia na USP. Publicou Nas fronteiras da educação física e das ciências humanas: itinerários (Hucitec, 2009) e artigos e capítulos. Formação em saúde e corpo, arte e saúde são os temas de investigação priorizados.


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Publicado

2017-08-31

Como Citar

LIBERMAN, F.; LIMA, E. M. F. DE A.; MAXIMINO, V. S.; CARVALHO, Y. M. DE. Práticas corporais e artísticas: aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 118-126, 31 ago. 2017.

Edição

Seção

Dossiê Corporeidade

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