Práticas corporais e artísticas: aprendizagem inventiva e cuidado de si

Autori

  • Flavia Liberman Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.
  • Viviane Santalucia Maximino Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista
  • Yara Maria de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v29i2/2163

Parole chiave:

práticas corporais, formação em saúde, cuidado de si, aprendizagem inventiva, experiência estética

Abstract

Nos últimos anos temos trabalhado com as práticas corporais e artísticas na formação, e junto a comunidades, em serviços de saúde e espaços de produção artística, entendendo que essas práticas promovem a produção de cuidado, o encontro e o aumento de potência de vida, segundo uma ética que resiste aos modelos prescritivos, normativos e excludentes, incidindo nos processos de subjetivação. Aqui apresentamos experimentações com o corpo, que envolvem a dança, a música, as artes e a escrita, e discutimos as relações entre Aprendizagem Inventiva, experiência estética e o cuidado de si, tomados como referências conceituais para pensar os corpos em estado de presença, produzindo conexões, inventividade e um voltar-se para si com implicações coletivas, políticas, clínicas e estéticas que movimentam o pensamento, os corpos e a vida.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Flavia Liberman, Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Departamento saúde, Clínica e Instituições.Doutora em Psicologia Clínica pela PUC- SP. Professora do Curso de Terapia Ocupacional e do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde- Modalidade Profissional da UNIFESP-BS. Publicou Danças em terapia ocupacionalDelicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (Summus, 1998, 2008) e diversos capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: corpo, arte e clínica; formação e trabalho em saúde; grupos e mulheres. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS), do Laboratório Corpo e Arte e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Elizabeth Maria Freire de Araújo Lima, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo.

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, pós-doutora em artes pela University of the Arts - London.   Orientadora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. Publicou Arte, clínica e loucura: território em mutação (Summus/ Fapesp, 2009) e diversos capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na interface arte, cultura e saúde e nos estudos da subjetividade. É coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte e Corpo em Terapia Ocupacional e integrante do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Viviane Santalucia Maximino, Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista

Professora do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Departamento saúde, Clínica e Instituições. Doutora em Saúde Mental pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP, SP. , coordenadora do curso de Especialização em Formação e Cuidado em Rede e do Programa de Reorientação da Formação em Saúde do Ministério da Saúde do Brasil. Publicou  o livro Grupos de atividade para pacientes psicóticos, (UNIVAP, 2001), capítulos e artigos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: corpo, arte e clínica; formação e trabalho em saúde; grupos e mulheres. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Trabalho em Saúde (LEPETS) e do Laboratório Interinstitucional de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional.

Yara Maria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Profissional de Educação Física, possui pós-doutorado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2003), em Antropologia da Comunicação Visual pela Università La Sapienza di Roma, Itália (2004) e em Filosofia pela Universidad de Córdoba, Argentina (2010). Orienta mestrado e doutorado na área de Pedagogia do Movimento Humano e coordena o grupo CORPUS - Educação Física + Saúde Coletiva + Filosofia na USP. Publicou Nas fronteiras da educação física e das ciências humanas: itinerários (Hucitec, 2009) e artigos e capítulos. Formação em saúde e corpo, arte e saúde são os temas de investigação priorizados.


Riferimenti bibliografici

ALVES, F. S.; CARVALHO, Y. M. A Educação Física no plano da experiência: implicações na pesquisa e na intervenção profissional e docente. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 223-233, jan./mar. 2015. doi.org/10.5216/rpp.v18i1.28873.

ALVES, F. S.; CARVALHO, Y. M.; DIAS, R. A “escrita de si” na formação em Educação Física. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 239-258, 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/20214/13140>. Acesso em: 22 out. 2016.

BAREMBLITT, G. F. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 1992.

BARROS, R. D. B. Dispositivos em ação. Cadernos de subjetividade [Dossiê: Gilles Deleuze], São Paulo, v. 4, n. 1, p. 97-106, 1996.

CALLE, S. Prenez soin de vous. Exposition mise en scène par Daniel Buren. Bibliothèque nationale de France, 2008. Disponível em: <http://www.bnf.fr/documents/dp_calle.pdf>. Acesso em :10 nov. 2016.

CARVALHO, Y. M. Apresentação. In: JUNQUEIRA, S. R.; CARVALHO, Y. M. Formação em saúde: experiências nos serviços e inovações coletivas. São Paulo: Yendis, 2016. p. 9-10.

DELEUZE, G. O Abecedário de Gilles Deleuze, A de animal. Transcrição integral do vídeo. Disponível em: <http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf>. Acesso em :10 nov. 2016.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G. Michel Foucault. In: ______. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000. p. 103-147.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DEWEY, J. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FAVRE, R. Presença. Laboratório do Processo Formativo, 2012. Disponível em: <http://www.laboratoriodoprocessoformativo.com>. Acesso em: 10 nov. 2016.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985. v. 3.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: MOTTA, M. B. da (Org.). Ética, Sexualidade e Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. Coleção Ditos & Escritos, v. 5, p. 264-287.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografia do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986.

KASTRUP, V. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001. doi.org/10.1590/S1413-73722001000100003.

KASTRUP, V. Cartografias Literárias. Revista do Departamento de Psicologia - UFF, Niterói, v. 14, n. 2, p. 23-38, 2002.

KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 7-16, set./dez. 2004. doi.org/10.1590/S0102-71822004000300002.

KASTRUP, V. O devir-consciente em rodas de poesia, Revista do Departamento de Psicologia - UFF, Niterói, v. 17, n. 2, p. 45-60, jul./dez. 2005.

KASTRUP, V. O Funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 15-22, jan./abr. 2007. doi.org/10.1590/S0102-71822007000100003.

KASTRUP, V. Experiência estética para uma Aprendizagem Inventiva: notas sobre acessibilidade de pessoas cegas a museus. Informática na educação: teoria e pratica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 38-45, jul./dez, 2010.

KELEMAN, S. Anatomia emocional. São Paulo: Summus, 1992.

LARROSA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003.

LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autentica, 2010.

LIBERMAN, F. Delicadas coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional. São Paulo: Summus, 2008.

LIBERMAN, F.; MAXIMINO, V. (Org.). Planos grupais e experiência estética: friccionando ideias, emoções e conceitos. In: ______. Grupos e Terapia Ocupacional, formação, pesquisas e ações. São Paulo: Summus, 2015. p. 115-127.

LIMA, E. M. F. A. Por uma arte menor: ressonâncias entre arte, clínica e loucura na contemporaneidade. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 10, n. 20, p. 317-329, jul./dez. 2006. doi.org/10.1590/S1414-32832006000200004.

PASCUAL, J. G., JUSTA, R. A Aprendizagem Inventiva no ensino de psicologia. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 61, n. 3, p. 23-34, dez. 2009. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672009000300004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 out. 2016.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/ estético/ política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROLNIK, S. Uma insólita viagem à subjetividade: fronteiras com a ética e a cultura. 1997. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/suely%20rolnik.htm>. Acesso em: 10 nov. 2016.

ROLNIK, S. Una conversación con Suely Rolnik (Universidad católica de Sao Paulo). [2015]. Re-visiones, Madrid, n. 5, 2015. Entrevista concedida a Aurora Fernández Polanco e Antonio Pradel. Disponível em: <http://www.re-visiones.net/spip.php%3Farticle128.html>. Acesso em:10 nov. 2016.

SANCOVSCHI, B.; KASTRUP, V. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, v. 25, n. 1, p. 193-202, 2013. doi.org/10.1590/S0102-71822013000100021.

SILVA, F. L. Por que filosofia no segundo grau. Estudos Avançados. São Paulo, v. 6, n. 14, p. 157-166, jan./abr. 1992. doi.org/10.1590/S0103-40141992000100010.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-08-31

Come citare

LIBERMAN, F.; LIMA, E. M. F. DE A.; MAXIMINO, V. S.; CARVALHO, Y. M. DE. Práticas corporais e artísticas: aprendizagem inventiva e cuidado de si. Fractal: Revista de Psicologia, v. 29, n. 2, p. 118-126, 31 ago. 2017.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Corporeidade

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i