Some clues about environmental marketing through the view of psychsociology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/28998

Keywords:

ecosophy marketing, ecosophy, green rhizome, subjectivity

Abstract

This theoretical essay seeks a critical reflection on environmental marketing, through the view of psychosociology, to discuss under the concept of ecosophy as occur the processes of agency of enunciation of a “green rhizome” in the capture of modes of being “ecological” or “ecopsicossocial”. Thus, the study aims to bring a counter-hegemonic proposal, consubstantiated by the schizoanalytic view, in order to break with old ways of thinking and produce knowledge in research in human and social sciences. The central objective is to think under the aegis of the concept of the three ecologies – as postulated by Félix Guattari– through the paradigms of the control society and Integrated World Capitalism (IWC) howare produced the “green subjectivities” thatexploit natural resources and produce nature. The research is bibliographical, based on the theoretical tracks traced by Félix Guattari, Gilles Deleuze and other authors who dialogue with their thoughts. The clues suggest a psychosocial discussion that reveals new directions for the re-signification of environmental marketing, pointing to the need to think about a new “ecosophy-marketing” based on the three ecologies, as well as thinking under a new ethical paradigm – political and aesthetic, in which socio-environmental relations are prioritized.

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Author Biographies

Eliane Monteiro de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Sou doutoranda e bolsista Capes do Instituto de Psicologia da UFRJ, programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social - EICOS - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Participo da linha de pesquisa em comunidades, desenvolvimento, meio ambiente e inclusão social. Possuo Mestrado em Administração pela Universidade Federal Fluminense - PPGAd - UFF. Linha de Pesquisa em Administração Brasileira; MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação - Universidade Federal Fluminense - UFF; Especialista na metodologia Project Model CANVAS e PROJECT. Basic Methodware - certificação dos Profs. Carlos Magno e José Finoccio - FGV; Especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes - UCAM; Bacharelado em Turismo com especialização em Administração Hoteleira pelo Centro Unificado Profissional - CUP/Faculdade da Cidade - RJ (1983). Atualmente sou membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE da Faculdade de Tecnologia Senac Rio, e docente da Faculdade de Tecnologia Senac Rio. Membro da Academia B - Sistema B Brasil. Horista da Universidade Federal Fluminense, lecionando para os cursos de MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informação, Gestão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Gestão Logística e Gestão de RH; e prática de pesquisa e ensino em Consumo e Marketing "Verde" na Escola de Comunicação - ECO - UFRJ - doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participante dos grupos de pesquisa RIZOMA VERDE e PSYCCON - Programa EICOS - UFRJ - orientador/coordenador de pesquisa Profº/Dr. Fred Tavares - Endereço: Av. Pasteur, 250 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240. Possuo experiência acadêmica nas áreas de Gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing ambiental, empreendedorismo e sustentabilidade, gerenciamento de projetos, gestão do conhecimento e inovação, e em gestão de turismo e gestão hoteleira. Dupla Nacionalidade Brasileira e Portuguesa.

Frederico Augusto Tavares Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É Bacharel em Comunicaçao Social (Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas Hélio Alonso (1987), Mestre em Administraçao de Empresas- Gestão Empresarial pelo Instituto Metodista Bennett (2001), Doutor em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Pós-doutor em Psicossociologia pelo Instituto de Psicologia da UFRJ (2009). É Professor adjunto da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também professor da pós-graduação(mestrado e doutorado) do Instituto de Psicologia (Programa EICOS) da UFRJ. Vice-coordenador do Programa EICOS/IP/UFRJ. Professor do MBE do Instituto de Economia da UFRJ. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Psicologia e Administração, com ênfase em Consumo, Branding, Marketing, Planejamento, Estratégia, Psicologia do Consumo e Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico, comunicação de marketing, publicidade e propaganda, psicossociologia, consumo, marketing, gestão de marcas, consumo verde, responsabilidade socioambiental, comportamento do consumidor, psicologia do consumo e subjetividade. Pesquisador, consultor, parecerista e articulista com diversos trabalhos publicados nas áreas supracitadas. Coordenador do grupo de pesquisa Rizoma Verde: Consumo verde, Marketing ambiental, Responsabilidade social, Comunicação e meio ambiente. Ex-membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ para área de Ciências Humanas. Autor dos livros Natureza S/A. O consumo verde na lógica do Ecopoder( Ed Rima) e Gestão da Marca. Estratégia e Marketing (Obra utilizada como referência na Prova do ENADE 2012 - curso Comunicação Social / Publicidade e Propaganda) e Discurso publicitário e consumo. Uma análise crítica ( Ed E-papers). Parecerista das seguintes publicações: Revista Journal of Social Sciences Revista Psicologia- PUC- Minas; Revista do CFCH/UFRJ; Revista UEG-Administração; Revista Conexões Psi; Revista Espaço Acadêmico; e Revista Fractal. Ex-AVALIADOR INSTITUCIONAL DO MEC. Contatos: frederico.tavares@eco.ufrj.br e fredtavares@fredtavares.com.br

Giselle Gama Torres Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

É Bacharel em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela UFRJ (2008), Bacharel em Comunicação Social (Radialismo) pela UFRJ (2013), Especialista em Marketing pela Escola Politécnica da UFRJ (2012), Mestre em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Doutoranda em Psicossociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) e graduanda em Direito pela Estácio (2020). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Psicologia e Direito, com ênfase em Consumo, Marketing, Planejamento, Estratégia, Psicologia do Consumo, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing ambiental, consumo verde, publicidade e propaganda, sociedade de consumo, responsabilidade socioambiental, comportamento do consumidor, psicossociologia do consumo e subjetividade. Atuou em empresas privadas como e no setor público. Ministrou aulas como bolsista CAPES na graduação em Comunicação Social da UFRJ e na pós-graduação da Universidade Veiga de Almeida, além de palestras nas faculdades Redentor, Gama e Souza e Estácio. Autora do livro Natureza Líquida: as modelagens marcárias e a publicidade verde. Contato: giselletorres.com@gmail.com

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Published

2019-09-04

How to Cite

ALMEIDA, E. M. DE; TAVARES JUNIOR, F. A.; FERREIRA, G. G. T. Some clues about environmental marketing through the view of psychsociology. Fractal: Journal of Psychology, v. 31, p. 269-275, 4 Sep. 2019.

Issue

Section

Dossiê Psicologia e Epistemologias contra-hegemônicas