Hip-hop culture and the fight against violence: an extensionist university strategy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/29041

Keywords:

violence, hip-hop, hearing, clinical-political, youths

Abstract

The extension and research college projects need deal with the racism manifest in the relations between people and in the statistical data about young Brazilians deaths. The map of the violence of 2016 made explicit the extermination of young black males. How is mourning drawn up by family members and what conditions would restrain violence? The purpose of this article is to present the project “Clinical-political hearing of subjects in critical social situations” that was born with the intention of listening to mothers who lost children in situations of State violence, as well as with the objective of offering activities for adolescents and young people struggling for life. One of the methods used in the extensionist actions was the offer of a conversation wheel, “Hip-hop and the Fight against Violence”, whose result was the emergence of three themes; hip-hop culture as a possible dream; cultural manifestation as an anchorage point for the subjects; art as a way of occupying public spaces. Therefore, the authors invite the psychologists to create spaces of hearing, talking and action about brazilian social inequality.

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Author Biographies

Jaquelina Maria Imbrizi, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984 -1988), mestrado e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e (2001) e pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia: Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Política (2013 - 2015). Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista onde desenvolve atividades na graduação e nos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional) e Interdisciplinar em Ciências da Saúde (Mestrado e doutorado acadêmicos). Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (USP) e do Laboratório de Psicanálise da Unifesp - Campus Baixada Santista - Linha de Pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão: Psicanálise, Arte e Sociedade (PAS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cultura e sociedade; mal-estar e violência; narrativa de história de vida e grupo como dispositivo.

Eduardo de Carvalho Martins, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP

Professor-pesquisador da Universidade Federal de São Carlos no curso de Pós Graduação em Coordenação Pedagógica. Psicólogo do curso de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Doutor em Epistemologia da Psicanálise pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins (2012), Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Jaguariúna (2014). Mestre em Ética pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Possui graduação em Psicologia pela UFSCar (2002). Atua com os seguintes temas: Educação, Educação Popular, Educação Ambiental, Clínica ampliada, Psicanálise, Ética, Epistemologia, Direitos Humanos e Economia Solidária.

Marcela Garrido Reghin, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP

Atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Especialista lato sensu na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde no Programa Rede de Atenção Psicossocial pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista em parceria com a Secretaria Municipal de Santos/SP (2015-2017). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2013).

Danielle Kepe de Souza Pinto, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP

Psicóloga formada pela Universidade Católica de Santos (2009), Especialista em Terapia de Casais e Famílias na abordagem Sistêmica Breve pela Faculdade Brasil (2015) e Mestre em Ensino e Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Com experiência na área clínica e institucional com enfoque em Psicologia Social. Experiência em trabalhos com violência, violação de direitos, crianças e adolescentes, famílias e Assistência Social. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) - Baixada Santista.

Daniel Péricles Arruda, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP

Pós-doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); formando em Psicanálise pelo Instituto Langage; doutor em Serviço Social pela PUC-SP; mestre em Serviço Social pela mesma instituição como bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program (Turma 2010-2012); graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é membro do conselho editorial das revistas International Journal for Quality in Health Care (IJQHC) e Journal of Quality in Health Care & Economics (JQHE) e professor convidado do curso de pós-graduação em Instrumentalidade Profissional do/a Assistente Social, da Universidade de Taubaté (Unitau). Autor dos livros Constelação de Ideias (2011), Poéticas de um Estudante (2016), Quanto menos Informados, mais Dominados (2017) e Espelho dos Invisíveis: A Arte no Trabalho com Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa (2018). Supervisor institucional. Tem experiência com medidas socioeducativas; acolhimento institucional; atendimento à criança e ao adolescente em situação de violências e sistema prisional, com ênfase na estruturação e sistematização de serviços; no trabalho social com famílias; na questão étnico-racial; e na arte como mediação da prática profissional. Em sua trajetória juvenil, possui também experiência como coletor de materiais recicláveis; ajudante de pedreiro; pintor; datilógrafo; jogador de futebol; promotor de vendas; vendedor; e educador. É poeta e rapper conhecido como Vulgo Elemento. Portanto, este currículo é constituído por duas dimensões do conhecimento que se articulam: a arte e a ciência. www.vulgoelemento.com.br

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Published

2019-09-04

How to Cite

IMBRIZI, J. M.; MARTINS, E. DE C.; REGHIN, M. G.; PINTO, D. K. DE S.; ARRUDA, D. P. Hip-hop culture and the fight against violence: an extensionist university strategy. Fractal: Journal of Psychology, v. 31, p. 166-172, 4 Sep. 2019.

Issue

Section

Dossiê Psicologia e Epistemologias contra-hegemônicas