Atitudes e comportamentos de estudo em alunos de curso superior: diferenças entre gêneros
Abstract
Estudos têm procurado demonstrar diferenças de gêneros em várias áreas (social, de personalidade, cultural, etc.). Tais diferenças explicam comportamentos e influenciam a adoção de novos comportamentos. Nessa busca por diferenças, pesquisas sobre diferenças de gêneros em investimentos dos estudantes do Ensino Superior nas suas atividades de estudo são ainda incipientes. Assim sendo, este estudo buscou aplicar o Inventário de Atitudes e Comportamentos Habituais de Estudo (IACHE-sup), em estudantes do ensino superior em uma instituição de ensino privado na cidade de João pessoa – PB. A amostra da pesquisa foi composta por 458 alunos, com idades entre 17 a 58 anos, com a maior porcentagem de mulheres, e distribuída pelos cursos de psicologia, administração, direito e fisioterapia. Os alunos responderam, durante os intervalos das aulas, a um questionário contendo 44 itens, distribuídos em seis dimensões (compreensivo, reprodutivo, percepções pessoais, motivação, organização do estudo, satisfação). Análises descritivas e inferenciais através de testes t e análises de variância evidenciaram que o gênero feminino apresentou maior média no fator reprodutivo, voltado à memorização do conteúdo apreendido e na retenção via repetição da matéria dada. Em relação aos demais fatores não foram encontradas diferenças significativas. Observou-se, também, que o sexo masculino destaca-se no fator de organização do estudo, dado pela motivação intrínseca às atividades de estudo, e gosto pela tarefa ligada à aprendizagem do curso. Tais resultados apontam para questões culturais e corroboram pesquisas, as quais mostram que mulheres passam mais tempo fixando conteúdos e, portanto, o memorizam mais, e que, os homens são mais organizados e disciplinados em relação aos estudos. Portanto, verifica-se que há diferenças significativas entre os gêneros nessa temática e que especialistas podem utilizar-se destes achados para investigações futuras e elaboração de recursos pedagógicos a esse estrato amostral.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing sharing of the work with acknowledgement of authorship of the work and initial publication in this journal.
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
To the extent possible under the law, Fractal: Journal of Psychology has waived all copyright and related rights to the Reference Lists in research articles. This work is published in: Brazil.
To the extent possible under law,Fractal: Journal of Psychology has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brazil.