Language and affectivity: the subjective constitution of the teacher in their narratives

Authors

  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade Tiradentes- UNIT-SE
  • Ana Rita Silva Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.
  • Geisa Nunes de Souza Mozzer Universidade Federal de Goiás

Keywords:

female teacher, subjectivity, language, feelings

Abstract

The main goal of this article is to analyze how to construct the subjectivity of the teacher from initial series. For it we get the role of reason and sensibility in the construction of subjective subject, from Henri Wallon on building human feelings and emotions we consider how to construct the subjectivity of teacher from their narratives. Among the results, we observed that the subjectivity of the teacher is intertwined with other aspects of the social groups to which they belong, as being a mother and wife. This aspects of their ways of being are the language and affectivity, mostly.

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Author Biographies

Fabrícia Teixeira Borges, Universidade Tiradentes- UNIT-SE

Doutora (2006) e mestre (1997) pela Universidade de Brasilia, graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1994). Atualmente é professora titular da UNIT (Universidade Tiradentes) e integra a equipe do Mestrado em Educação desta Instituição. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa de mulheres professoras, self e construção da subjetividade, impacto das atividades culturais artísticas na construção do Self, psicoterapia, psicologia do desenvolvimento sócio-histórico.

Ana Rita Silva Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia e especialiazação Lato Sensu em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação da Bahia, mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui experiência acadêmica e profissional, dividindo-se entre a França e a Itália onde desenvolveu pesquisas sobre Henri Wallon, trabalhou em projetos educacionais e freqüentou cursos na Università degli Studi di Torino. Foi avaliadora de curso do Ministerio da Educacao e Cultura e professora Titular III no Núcleo de Pós-Graduação em Educação, trabalhando na implantação do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes e realizando pesquisa. Atualmente é Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Possui experiência em Educação e publicações na área, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem, formação de professor.

Geisa Nunes de Souza Mozzer, Universidade Federal de Goiás

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1990), Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1994) e Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás - UFG. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, criatividade, psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, cultura e sociedade.

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Published

2014-04-30

How to Cite

BORGES, F. T.; ALMEIDA, A. R. S.; MOZZER, G. N. DE S. Language and affectivity: the subjective constitution of the teacher in their narratives. Fractal: Journal of Psychology, v. 26, n. 1, p. 137-154, 30 Apr. 2014.

Issue

Section

Articles