The subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in education

Authors

  • Maria Teresa de Assunção Freitas Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alessandra Sexto Bernardes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ana Paula Marques Sampaio Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Leopoldina Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

concept of subject, research in education, Vigotski, Bakhtin

Abstract

In this article the concept of subject in the works of Vigotski and Bakhtin and their circles is revisited in a dialogue with the LIC(“Linguagem, Interação e Conhecimento” - Language, Interaction and Knowledge) Research Group Production Team, with its19 years of experience in the Universidade Federal de Juiz de Fora. Considering the other self as an essential part of the wholedialogic process that permeates Vigotski and Bakhtin theoretical frame, the core of methodolical work of the LIC group is outlined.Anchored in the historical and dialectical materialisms, the research subject(s) are understood as responsive, dialogic and activeparticipants. With no pretentions to format a concept of subject according to the russian theorists, the conditions for the possibilitiesthat the role assigned for both to language allows thinking the production of meanings in their multiple dimensions interconstitutiveaspects are focused: single and collective, subjective and objective, biological and cultural, historical and dialectical.

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Author Biographies

Maria Teresa de Assunção Freitas, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992). Professor associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora, aposentou-se em Setembro de 2011, mas atua voluntariamente no PPGE/UFJF na orientação de doutorandos, como professor convidado, sem ônus e sem vínculo empregatício com a instituição. É Professora Visitante Nacional Senior( PVNS-CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação-PPEDU da Universidade Federal de São João del- Rei-UFSJ desde julho de 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, trabalhando com o enfoque teórico da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, Luria, Leontiev e Mikhail Bakhtin e seu Círculo).Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, tecnologias digitais, cinema e educação, formação de professores. É pesquisadora do CNPq com bolsa de produtividade de pesquisa nível 1D e pesquisadora do programa "Pesquisador Mineiro da FAPEMIG". Autora e organizadora de vários livros envolvendo temáticas relacionadas à perspectiva histórico-cultural e aos objetos das pesquisa desenvolvidas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC-UFJF) que foi criado pela pesquisadora em 1995. Em 18 de dezembro de 2013 foi agraciada com a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira que é a maior honraria concedida pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF) por serviços prestados à sociedade e por sua contribuição para o desenvolvimento da UFJF.

Alessandra Sexto Bernardes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). Atualmente é colaboradora da Prefeitura Municipal de Muriaé e Assessora da Direção Geral da Fundação de Cultura e Artes de Muriaé - FUNDARTE. Tem experiência na área de Educação e Cultura, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas socioculturais de leitura e escrita, bibliotecas e centros culturais, formação de professores.

Ana Paula Marques Sampaio Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002). Atualmente é doutorando pelo PPGE/UFJF e diretor na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves/ Juiz de Fora (MG). Tem experiência na área de Educação como coordenadora pedagógica e docente no Ensino Fundamental (anos iniciais) e no Ensino Superior, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, internet, educação ambiental, educação infantil, currículo/ programa escolar e projetos de ensino, problemas de escolarização e de aprendizagem, alfabetização e fracasso escolar.

Maria Leopoldina Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, possui graduação em Pedagogia e é especialista em Alfabetização e Linguagem pela mesma instituição. Atualmente cursa doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na linha de Currículo e Linguagem e trabalha como Coordenadora Pedagógica da Escola Municipal Tancredo Neves, professora das séries iniciais da Escola Municipal Olinda de Paula Magalhães, em Juiz de Fora - MG e professora do curso de Pedagogia da FACSUM / JF. Integra os grupos de pesquisas LIC- Linguagem, Interação e Conhecimento coordenado pela professora doutora Maria Teresa de Assunção Freitas e Curriculo e Cinema, coordenado pela professora doutora Adriana Mabel Fresquet.

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Published

2015-01-31

How to Cite

FREITAS, M. T. DE A.; BERNARDES, A. S.; PEREIRA, A. P. M. S.; PEREIRA, M. L. The subject in the works of Vigotski and of the Circle of Bakhtin: implications for the practice of research in education. Fractal: Journal of Psychology, v. 27, n. 1, p. 50-55, 31 Jan. 2015.