Training, mental health and work: a patrimony and a strategy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v30i2/5868

Keywords:

training, mental health and work, activity, ergology

Abstract

This paper proposes to deal with training in the area of Worker’s Health, focusing on the relationship between Mental Health and Work, seeking to collaborate in the development of the clinical orientation of work. It is considered the pertinence of a process of continuous training that operates effectively according to the patrimony of Psychology of Work Activity and the ergologic démarche, involving different types of actors and organizations, from issues that emerge from the work situations. We present an undertaken strategy, favoring the contributions of the approach Psychodynamics of Work (PdT), since it is an inexorably reference for the analysis of the relations among work, subjectivation processes and mental health.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wladimir Ferreira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Atualmente é docente (professor adjunto) do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Saúde Pública pela Ensp/FIOCRUZ. Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da UERJ, em associação com a Université de Provence/Aix-Marseille - França (Programa de Doutorado com Estágio no Exterior - PDEE/CAPES/MEC). Graduou-se em Psicologia (Bacharelado, Formação de Psicólogo e Licenciatura) pela UERJ e concluiu a pós-graduação/especialização em Psicologia Médica e Psicossomática pela UNESA. Atua como psicólogo no campo da Saúde do Trabalhador e, como docente, dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão, abordando, principalmente os seguintes temas: Psicologia do Trabalho & Organizacional; Saúde Mental e Trabalho; Ergologia; Ergogerenciamento; Abordagens Clínicas do Trabalho; Trabalho, Saúde e Gestão; Saúde Pública; Saúde do Trabalhador. Coordena na UERJ o Projeto de Extensão Universitária EncontrAtividade: Trabalho, Gestão e Saúde Mental. Lidera o grupo de pesquisas Actividade - Ergologia e clínicas do trabalho (UERJ/CNPq), juntamente com o professor Milton Athayde. Membro pesquisador do grupo de pesquisas PISTAS (Fiocruz/CNPq). Possui experiência de gestão/gerenciamento em alguns setores: 1) Direção geral de unidade de saúde pública; 2) Chefia de Departamento de Instituição de Ensino Superior; 3) Supervisão e gerência administrativa em instituição financeira.

Jussara Cruz Brito, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ

Pós-doutorado em Ergologia (Université de Provence, 2004), doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Como Pesquisadora Titular na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), é vinculada ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), onde coordena o Grupo de Pesquisa e Intervenção em Atividade de Trabalho, Saúde e Relações de Gênero (PISTAS). Atualmente é membro do Comitê Editorial da revista eletrônica Laboreal, do GT Modos de Vida e Trabalho da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia, do GT Saúde do Trabalhador da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Comitê Técnico Gênero e Trabalho da International Ergonomics Association. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde do Trabalhador, focando principalmente os seguintes temas: saúde e trabalho no setor de serviços (educação, saúde, telemarketing); gênero, saúde e trabalho; metodologias de produção de conhecimento e formação para ação.

Milton Raimundo Cidreira Athayde, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Atuação principal na área de Psicologia do Trabalho & Organizacional. Tem como títulos pós-doutorado em Psicologia do Trabalho (Universidade do Porto - Portugal, com Marianne Hélène Lacomblez, bolsa CAPES), pós-doutorado em Ergologia (Université d'Aix-Marseille - França, com Yves Schwartz, bolsa CNPq), doutorado em Engenharia de Produção / Gerência da Produção / Ergonomia (COPPE/UFRJ, com Mario Vidal, bolsa CAPES), mestrado em Educação de Adultos (CE/UFPB, com Francisco Foot Hardman /UNICAMP), com Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo. Atualmente é docente-pesquisador no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social. Coordena o Grupo de Pesquisa Actividade / UERJ/CNPq. Desde sua fundação é membro do Comitê Científico Internacional da revista eletrônica bilíngue Laboreal. Coordenou o GT "Modos de Vida e Trabalho: o ponto de vista da atividade", da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Desenvolve pesquisas e consultorias pertinentes aos mundos do trabalho nas organizações, em uma perspectiva transaberes e multiprofissional, com vistas a desenvolver as possibilidades de sinergia positiva entre as exigências de produtividade & qualidade e as garantias de saúde & segurança/fiabilidade. Foi pesquisador do CNPq, tendo sido Procientista da UERJ/FAPERJ desde 1999.

References

ATHAYDE, M. Saúde ‘mental’ e trabalho: questões para discussão no campo da Saúde do Trabalhador. In: MINAYO-GOMES, C.; MACHADO, J. M. H.; PENA, P. G. L. (Org.). Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. p. 345-367.

ATHAYDE, M.; BRITO, J. Ergologia e Clínica do Trabalho. In: BENDASSOLLI, P.; SOBOLL, L. A. (Org.). Clínicas do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2011. p. 258-281.

ATHAYDE, M.; SOUZA, P. C. Z.; BRITO, J. Intervenção e pesquisa em Psicologia: uma postura ergológica. In: BENDASSOLLI, P.; SOBOLL, L. A. (Org.). Métodos de Pesquisa e Intervenção em Psicologia do Trabalho: Clínicas do Trabalho. São Paulo: Atlas, 2014. p. 129-158.

ATHAYDE, M.; SOUZA, W. F. Saúde do Trabalhador. In: BENDASSOLLI, P. F.; BORGES-ANDRADE, J. E. (Org.). Dicionário de Psicologia do Trabalho e das Organizações. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 597-605.

ATHAYDE, M. et al. A perspectiva da Ergologia e o campo da Saúde Mental e Trabalho. In: GLINA, D.; ROCHA, L. (Org.). Saúde Mental no Trabalho: da teoria à prática. São Paulo: Roca, 2010, p. 229-247.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BÉGUIN, P. Stratégies de formation et de développement de l´ergonomie en entreprise: vers des modalités specifiques de intervention. Performances Humaines et Thecniques, n. especial: Analyse ergonomique du travail et changements dans les situations de travail, p. 69-72, 1998.

BOYER, R. (Dir.). La théorie de la regulation: une analyse critique. Paris: La Découverte, 1986.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: atualizada até a Emenda Constitucional nº 56, de 20/12/2007. São Paulo: Escala, 2008.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em 6 dez. 2017.

BRASIL. Portaria n. 2.728 de 11 de novembro de 2009. Dispõe sobre a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt2728_11_11_2009.html. Acesso em: 6 dez. 2017.

BRASIL. Portaria n. 1.823 de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1823_23_08_2012.html. Acesso em: 6 dez. 2017.

BRITO, J. A. Ergologia como perspectiva de análise: a Saúde do Trabalhador e o trabalho em saúde. In: MINAYO-GOMES, C.; MACHADO, J. M.; PENA, P. G. (Org.). Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011. p. 479-494.

BRITO, J. A. Documento técnico contendo a caracterização geral dos produtos gerados no âmbito dos Cursos de Especialização em Saúde do Trabalhador, oferecidos pela ENSP/FIOCRUZ. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública-Fundação Oswaldo Cruz; Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador (CGST)-MS/OPAS, 2015.

BRITO, J. A; ATHAYDE, M. Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade. Educação, Saúde e Trabalho, v. 1, n. 2, p. 63-89, 2003.

BRITO, J. A.; ATHAYDE, M.; NEVES, M. Y. (Org.). Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas: Caderno de método e procedimentos. João Pessoa: UFPB, 2003a.

BRITO, J. A.; ATHAYDE, M.; NEVES, M. Y. (Org.). Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas: Caderno de textos. João Pessoa: UFPB, 2003b.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. 5. ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

CENTRO DE REFERÊNCIA TÉCNICA EM PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública: referências para a atuação do psicólogo. Brasília, DF : Conselho Federal de Psicologia, 2008.

CLOT, Y. Le problème des catachrèses en psychologie du travail: un cadre d´analyse. Le Travail Humain, v. 60, n. 2, p. 113-129, 1997.

CLOT, Y. Le travail à coeur: pour en finir avec les risques psichosociaux. Paris: La Découverte, 2010.

CLOT, Y. Le métier comme opérateur de santé. Bulletin de Psychologie, n. 511, p. 31-38, 2011.

CLOT, Y.; LHUILIER, D. (Dir.). Agir en clinique du travail. Paris: Érès, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA/CFP. Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia, 2010.

DEJOURS, C. Note de travail sur a notion de souffrance. In: ______. (Dir.) Plaisir et souffrance dans le travail. Séminaire interdisciplinaire de psychopatologie du travail. Orsay: AOCIP, 1988. p. 115-124. v. 1.

DEJOURS, C. Repressão e subversão em psicossomática: pesquisas psicanalíticas sobre o corpo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991.

DEJOURS, C. Subjetividade, trabalho e ação. Produção, v. 14, n. 3, p. 27-34, 2004.

DEJOURS, C. Trabalho vivo. Brasília: Paralelo 15, 2012. v. 2.

DURRIVE, L. Formação, trabalho, juventude: uma abordagem ergológica. Pro-Posições, v. 13, n. 3(39), p. 19-30, sept./dez. 2002.

DURRIVE, L. O formador ergológico ou “Ergoformador”: uma introdução à ergoformação. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. ampliada. Niterói: EdUFF, 2010a. p. 295-307.

DURRIVE, L. Pistas para o ergoformador animar os encontros sobre o trabalho. In: SCHWARTZ, Y.; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. ampliada. Niterói: EdUFF, 2010b. p. 309-318.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 29. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GUÉRIN, F. et al. Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

GOMES, G. C. Apresentação. Em extensão, v. 13, n. 2, p. 5-6, 2014.

JOBERT, G. Dire, penser, faire. À propos de trois métaphores agissantes en formation des adultes. Éducation Permanente, n. 143, p. 7-28, 2000.

LACOMBLEZ, M. Analyse du travail et élaboration des programmes de formation professionnelle. Relations Industrielles/Industrial Relations, v. 56, n. 3, p. 543- 578, 2001.

LACOMBLEZ, M. et al. Marianne Lacomblez e a construção de uma Psicologia da Atividade de Trabalho. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 19, n. 1, p. 121-133, 2016.

LIMA, M. E. Saúde Mental e Trabalho: limites, desafios, obstáculos e perspectivas. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho (USP), São Paulo, v. 16, p. 91-98, 2013.

MASSON, L. P.; BRITO, J.; ATHAYDE, M. Dimensão relacional da atividade de cuidado e condições de trabalho de auxiliares de enfermagem em uma Unidade Neonatal. Physis, Revista de Saúde coletiva, v. 21, p. 879-898, 2011. doi: 10.1590/S0103-73312011000300007

MINAYO-GOMES, C.; MACHADO, J. M. H.; PENA, P. G. L. (Org.). Saúde do trabalhador na sociedade brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

MOLINIER, P. O trabalho e a psique: uma introdução à psicopatologia do trabalho. Brasília: Paralelo 15, 2013.

NEVES, M. Y.; BRITO, J.; ATHAYDE, M. Mobilização das professoras por saúde. In: GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E. Saúde mental no trabalho: da teoria à prática. São Paulo: Roca, 2010. p. 248-270.

PAPARELLI, R.; SATO, L.; OLIVEIRA, F. A Saúde Mental relacionada ao trabalho e os desafios aos profissionais de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 36, n. 123, p. 118-127, 2011.

PASTRÉ, P. Didactique Professionnelle et développement. Psychologie Française, v. 42, n. 1, p. 89-100, 1997.

PASTRÉ, P.; MAYEN, P.; VERGNAUD, G. La Didactique Professionelle. Revue française de pédagogie, n. 154, p. 145-198, 2006.

POLANYI, K. La grande transformation: aux origines politiques et économiques de notre temps. Paris: Gallimard, 1983.

RAMMINGER, T.; ATHAYDE, M.; BRITO, J. Ampliando o diálogo entre trabalhadores e profissionais de pesquisa: alguns métodos de pesquisa-intervenção para o campo da Saúde do Trabalhador. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, p. 3191-3202, 2013.

SANTOS, M.; LACOMBLEZ, M. Discutir o trabalho, fazer sabendo: Projeto de Formação Profissional de Adultos. Cadernos de Consulta Psicológica, n. 17-18, p. 305-311, 2001/2002. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/14782/2/81852.pdf. Acesso em: 12 jun. 2013.

SAVOYANT, A. Une approche cognitive de l’ alternance. CEREQ bref, n. 118, p. 1-4, 1996.

SCHWARTZ, Y. Le paradigme ergologique ou un métier de Philosophe. Toulouse: Octarès, 2000.

SCHWARTZ, Y. Disciplina Epistêmica, Disciplina Ergológica – Paideia e Politeia. Pro-posições. São Paulo, v. 13, n. 37, p. 126-149, 2002.

SCHWARTZ, Y. Ergonomia, filosofia e exterritorialidade. In: DANIELLOU, F. (Coord.). A ergonomia em busca de seus princípios: debates epistemológicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. p. 141-180.

SCHWARTZ, Y. ; DURRIVE, L. (Org.). Trabalho & Ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. ampliada. Niterói: EdUFF, 2010.

SELIGMANN-SILVA, E. Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo. São Paulo: Cortez, 2011.

SILVA, E. F. et al. A promoção da saúde a partir das situações de trabalho. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 13, p. 20-30, 2009.

SOUZA, W. F. Transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho: o que a Psicologia tem a dizer e a contribuir para a saúde de quem trabalha? Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 25, n. 1, p. 99-108, 2013. doi: 10.1590/S1984-02922013000100007

SOUZA, W. F.; RODRIGUES, A. L.; SANTOS, T. A. Encontros com a atividade: a extensão do diálogo sobre trabalho, gestão e saúde mental. Em extensão, v. 13, n. 2, p. 49-60, 2014.

SOUZA, W. F.; CHRISTO, C. Trabalho, vida e gestão: vias para um ergogerenciamento. In: TAVEIRA, I. M. R.; LIMONGI-FRANÇA, A. C.; FERREIRA, M. C. (Org.). Qualidade de vida no trabalho: estudos e metodologias brasileiras. Curitiba: CRV, 2015. p. 359-375.

SUPRANI, B.; ATHAYDE, V.; ATHAYDE, M. Vida, saúde mental e trabalho: algumas pistas para compreender-transformar. Advir (ASDUERJ), Rio de Janeiro, v. 33, p. 86-98, 2015.

TEIGER, C.; LACOMBLEZ, M. (Org.) (Se) Former pour transformer le travail: dynamiques des constructions d’une analyse critique du travail. Quebec: PUL, 2013.

THÉRY, L. Introduction. In: ______. (Dir.) Le travail intenable: résister collectivement à l’intensification du travail. Paris: La Découverte, 2006. p. 5-16.

Published

2018-07-19

How to Cite

SOUZA, W. F.; BRITO, J. C.; ATHAYDE, M. R. C. Training, mental health and work: a patrimony and a strategy. Fractal: Journal of Psychology, v. 30, n. 2, p. 121-130, 19 Jul. 2018.

Issue

Section

Dossiê Psicologia, modos de vida e trabalho: mobilizando um patrimônio de conceitos e autores