A Psicologia nos Encontros e Interfaces com Epistemologias Contra-hegemônicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i_esp/34590

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Catalina Revollo Pardo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Pós-doutoranda do Programa em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, EICOS, com o projeto de pesquisa acerca coletivos migrantes na cidade do Rio de Janeiro, e professora colaboradora do programa EICOS da UFRJ desenvolvendo tarefas de (a) atividades de pesquisa, (b) atividades de ensino, (c) atividades de gestão, (d) atividades de extensão. Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social EICOS, instituto de psicologia IP da Universidade Federal de Rio de Janeiro.Tese de doutorado: Traduzindo testemunhos de migração forçada de mulheres vítimas do "desplazamiento" na Colômbia. Possui mestrado em psicossociologia de comunidades e ecologia social - EICOS, instituto de psicologia IP da Universidade Federal de Rio de Janeiro, graduação em Psicologia - Universidad de La Sabana (2003), Especialização em Psicanálise Clínica (2007) e MBA (2007) em Gestão de Pessoas. É pesquisadora de comunidades em assuntos migratorios, desenvolve projetos comunitarios artísticos em comunidades do Rio de Janeiro e Bogotá-Colômbia. Tem matricula no Conselho Regional de Psicologia-Rio de Janeiro.

Samira Lima da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Atualmente é professora Associado I do Departamento de Terapia Ocupacional (FM/CCS) e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP) da UFRJ. Tem atuado, lecionado, orientado e pesquisado sobre as relações entre memória, território, cultura, comunidades e ocupação. Áreas de interesse: Psicossociologia; Terapia Ocupacional Social; Políticas Públicas Sociais; Ocupações Tradicionais; comunidades em vulnerabilidade social, papel social da universidade. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1995), especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Estágio pós doutoral em Antropologia, no PPGAS da UnB (2017). Foi Professora na Universidade Federal de São Paulo entre 2008 e 2014. É professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação em Saúde da UNIFESP-BS e do Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da UnB. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Memórias, Territórios e Ocupações: Rastros Sensíveis, DGP/CNPq/UFRJ desde 2015; e membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Comunidades, Meio Ambiente e Desenvolvimento - UFRJ"; desde 2005, com pesquisas voltadas para atenção comunitária, valorização da memória local e impactos do desenvolvimento.

Máncel Enrique Martínez Ramos (Organizadores), Universidade de Brasília, Brasília, DF

Doutor em Ciências Sociais e Humanas pela Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia, com a Tese Premiada: "Wawai Wada Kidode, uso de elementos e estruturas narrativas indígenas do Caribe e Amazônia para criação de uma novela gráfica e outros artefatos narrativos fractais", obtendo o reconhecimento Magna Cum Laúde. Mestre em Literatura pela mesma universidade. Bacharel em Psicologia pela Universidad de los Andes de Bogotá. Epidemiologista da Escuela de Medicina Juan N. Corpas de Bogotá e epidemiologista de campo pelo Instituto Nacional de Saúde de Colômbia. Atualmente pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão (INCTI) da Universidade de Brasilia e docente convidado das pós-graduações da Escuela de Medicina Juan N. Corpas. Membro da red internacional de epidemiologistas de campo TEPHINET. Experiência principal nas áreas de Saúde coletiva e saúde indígena, e em literatura, cultura e tecnologias audiovisuais. Em saúde, tem trabalhado em instituições como a Organização Panamericana de Saúde, o Ministério de Saúde e o Instituto Nacional de Saúde de Colômbia, e a Secretaria de Saúde de Bogotá, entre outras. Em cultura tem experiência em literatura, tendo publicado livros e relatos em Colombia, Brasil, Guatemala, Venezuela e Estados Unidos. Em cinema, dirigiu, escreveu e produziu documentários, video clipes, longas e curta-metragens. Também tem sido professor universitário e orientador de teses de graduação e pós-graduação nas Universidades: Pontificia Universidad Javeriana, Universidad Jorge Tadeo Lozano, Escuela de Medicina Juan N. Corpas, Universidad Popular del Cesar em disciplinas como: publicações científicas, epidemiología básica, metodología da pesquisa, mito e narrativa audiovisual, escritura de roteiro, didática da linguagem audiovisual, metodologia qualitativa, comunicações em saúde entre outras. Seus interesses principais são a narrativa, a pesquisa e a produção cultural inter e transdisciplinar.

Citas

CARVALHO, José Jorge de. Uma proposta de estudos culturais na América Latina: inclusão étnica e racial, transdisciplinaridade e encontro de saberes. In: ALMEIDA, Júlia; PATROCÍNIO, Paulo Roberto Tonani do. (Org.). Estudos culturais: legado e apropriações. Campinas, SP: Pontes, 2017. p. 157-190.

D’ÁVILA NETO, Maria Inácia. A porta, a ponte e a rede: reflexões para pensar o conceito de rede e o conceito de comunidade. In: D´AVILA NETO, Maria Inácia; PEDRO, Rosa Maria Leite Ribeiro (Org.). Tecendo o desenvolvimento. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003. p. 13-28.

##submission.downloads##

Publicado

2019-09-04

Cómo citar

REVOLLO PARDO, C.; COSTA, S. L. DA; MARTÍNEZ RAMOS (ORGANIZADORES), M. E. A Psicologia nos Encontros e Interfaces com Epistemologias Contra-hegemônicas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, p. 165, 4 sep. 2019.