Pesquisa, intervenção e tecnologias: dispositivos de virtualização de coletivos

Autores/as

  • Grace Vali Freitag Tanikado Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cleci Maraschin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Pesquisa-intervenção, tecnologias, coletivos, reforma psiquiátrica

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir uma pesquisa que  consistiu em uma intervenção, com a utilização de ferramentas tecnológicas, no campo da psicologia social. Tomamos como intercessores teóricos proposições de Gilbert Simondon, René Lourau e Pierre Lévy. Tal composição de perspectivas ganha corpo na prática de uma oficina tecnológica em um serviço da rede pública de atenção à saúde mental, na qual os trabalhadores construíram seu website. As tecnologias operaram como dispositivos de virtualização das práticas do serviço, provocando sua problematização e produzindo analisadores. Um desses analisadores foi a coabitação de discursos dicotômicos sobre cuidado em saúde mental, derivados do modelo manicomial e do proposto pela reforma psiquiátrica. A oficina conformou-se como espaço de conversa/produção entre os trabalhadores e pesquisadores, proporcionada pela relação mediada pela realização do website. Apontamos, assim, que a operatividade técnica possibilitou condições para a emergência de uma forma de coletivo.

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Biografía del autor/a

Grace Vali Freitag Tanikado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga da Secretaria de Assistência Estudantil da UFRGS. Graduada na UNISINOS. Mestranda em Psicologia Social e Institucional, UFRGS.

Cleci Maraschin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Instituto de Psicologia, UFRGS. Docente nos Programas de Pós-graduação em Psicologia Social e Informática na Educação, UFRGS. Doutora em Educação, UFRGS.

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Publicado

2012-04-30

Cómo citar

TANIKADO, G. V. F.; MARASCHIN, C. Pesquisa, intervenção e tecnologias: dispositivos de virtualização de coletivos. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 1, p. 143-158, 30 abr. 2012.

Número

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