Interações, práticas, políticas e modos de gestão: o referencial histórico cultural nas teses e dissertações do grupo INFOC de 2003 a 2013

Autores/as

  • Alexandra Pena Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Leonor Pio Borges de Toledo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Silvia Néli Falcão Barbosa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Vigotski, produção acadêmica, pesquisa

Resumen

Tendo em perspectiva que o pesquisador que pretende investigar as crianças como sujeitos deve levar em conta quem são ascrianças, como participam do processo de produção dos conhecimentos, que significados produzem sobre a realidade que as cerca,este artigo faz o levantamento da presença de Vigotski na produção acadêmica do grupo INFOC – Infância Formação e cultura,envolvendo pesquisas no período de 2003 a 2013. De 30 pesquisas, oito trazem Vigotski como referência para analisar interaçõese práticas entre crianças e destas com os adultos em creches, pré-escolas. Um estudo se realiza em um museu e dois abordampolíticas de educação infantil e formação de profissionais. Este artigo faz também o levantamento dos livros utilizados como fontede pesquisa, bem como que conceitos estão presentes. Com este levantamento, pretendeu-se verificar como o enraizamento dasideias de Vigotski, enquanto um dos autores de referência desse grupo, se ramifica nas pesquisas individuais.

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Biografía del autor/a

Alexandra Pena, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela USU , Especialista em Educação Infantil pela PUC-Rio e Mestre pelo Instituto de Psicologia da UFRJ.Cursando o Doutorado em Educação na PUC-Rio. Integrante do Grupo de Pesquisa INFOC (Infância, Formação e Cultura). Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio. Experiência nas áreas de Educação Infantil, Formação de Professores e Pesquisa.

Maria Leonor Pio Borges de Toledo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia, Especialista em Educação Infantil e Mestre em Educação na PUC-Rio. Doutora em Educação nesta mesma instituição e participante do grupo de pesquisa INFOC - Infância, Formação e Cultura. Professora do Curso de "Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas"/PUC-Rio. Experiência na área de Educação Infantil e Formação de Professores.

Silvia Néli Falcão Barbosa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Fonoaudiologia (1978) pela Universidade Católica de Petrópolis; Mestrado em Educação Pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora do curso de Especialização em Educação Infantil e pesquisadora do Grupo INFOC Infância Formação e Cultura, na PUC-Rio. É professora do curso de Extensão A creche e o trabalho cotidiano com crianças de 0 a 3 anos, na PUC-Rio. Trabalha com a Formação Continuada de Professores no Centro de Educação Infantil Jabuti (RJ), desde 2001. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Métodos e Técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, institucionalização, políticas públicas e formação de professores.

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Publicado

2015-01-31

Cómo citar

PENA, A.; TOLEDO, M. L. P. B. DE; BARBOSA, S. N. F. Interações, práticas, políticas e modos de gestão: o referencial histórico cultural nas teses e dissertações do grupo INFOC de 2003 a 2013. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 61-67, 31 ene. 2015.