Epistemología y formación de psicólogos: discusiones contemporáneas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5859

Palabras clave:

psicología, enfoque, interdisciplinaridad, formación, complejidad

Resumen

Este ensayo teórico discute la formación del psicólogo desde su campo epistemológico y sus desafíos contemporáneos. El tema es problematizado desde la constitución histórica y teórica de la psicología hasta las complejas demandas de formación y actuación profesional, considerando las orientaciones de los estudios de pregrado y posgrado. Para eso, se presentan aspectos relacionados con la constitución epistemológica de la psicología – su historia, la asociación de sus presupuestos teóricos y la configuración actual en la que se determinan los límites de su campo en los espacios de intercambio con otras áreas de la ciência –, así como la constitución y el estado de la formación de este profesional. Aspectos históricos y políticos, enfoques, énfasis, ámbitos, interfaces, objetos, teorías, presupuestos, práctica, complejidad, disciplinaridad, paradigmas e interdisciplinas son elementos que atraviesan esta discusión. La psicología se caracteriza como una ciencia de epistemología plural, con un currículo integrador, que tiene como objetivo formar un profesional generalista. Se espera que las provocaciones presentadas apoyen futuras investigaciones sobre las conexiones entre la formación en psicología y las formas emergentes de se pensar en las ciencias.

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Biografía del autor/a

George Moraes De Luiz, Universidade Federal de Rondonópolis, Rondonópolis, MT

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008), onde desenvolveu Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica (2005-2008) com bolsa do CNPq. Cursou disciplinas e desenvolveu atividades práticas no Mestrado Integrado em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos, e no Instituto da Infância, na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2007-2008), com bolsa do Programa Santander Universidades. Mestre (2011) e Doutor em Psicologia Social (2015) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa CNPq no Mestrado e bolsa CAPES e CNPq no doutorado, respectivamente. Realizou Estágio Doutoral no Grupo de Investigação de Estudos Sociais em Ciência e Tecnologia (GESCIT), na Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, Espanha (2014), com bolsa CAPES. Ganhador do Prêmio Jovem Investigador de Mérito em Psicologia da Saúde, concedido pela Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Porto, Portugal (2008). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária. Foi Professor Substituto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis ( 2011 a 2013) e do Campus Cuiabá (2016 a 2018), nessa última experiência atuou como docente do Núcleo de Educação Aberta e à Distância (NEAD/UAB), responsável pela coordenação pedagógica do curso de Pedagogia do Polo de Primavera do Leste. Igualmente foi Professor Titular do Curso de Psicologia do UNIVAG - Centro Universitário (2016 a 2021), onde participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE), do Colegiado do Curso de Psicologia e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). Atualmente, é Professor Adjunto I do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis, e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região (MT), onde também é Coordendor da Comissão de Psicologia na Assistência Social. E-mail: george@ufr.edu.br

Thiago Araújo Bezerra de Sousa, Centro Universitário de Várzea Grande, Várzea Grande, MT

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande(2016), graduação em Psicologia pela Universidade de Cuiabá(2005), graduação em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2010), especialização em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia em Saúde CIEPH(2014) e ensino-medio-segundo-graupela Rede Salesiana Brasil - Colégio Salesiano São Gonçalo(2001). Atualmente é Psicólogo do Centro de Intervenção e Reabilitação Para Dependentes Químicos. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica.

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Publicado

2022-06-02

Cómo citar

DE LUIZ, G. M.; SOUSA, T. A. B. DE. Epistemología y formación de psicólogos: discusiones contemporáneas. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 02/06/2022, 2 jun. 2022.

Número

Sección

Artículos