Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5887

Palavras-chave:

formação do psicólogo, formação generalista, diretrizes curriculares

Resumo

A formação em Psicologia é alvo de discussões desde a sua regulamentação como profissão. O presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos egressos de um curso de graduação em Psicologia, numa universidade federal nordestina, acerca da formação generalista, considerando a sua história “recente” junto à expansão universitária no Brasil e a conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais, com oito psicólogos egressos, atuantes no mercado de trabalho. A análise dos resultados ocorreu com base na Análise de Conteúdo de Bardin (1977), pela qual se observou uma compreensão pouco assertiva quanto ao conceito de formação generalista e certa dificuldade em nomear-se um profissional como generalista, ainda que essa postura faça parte da prática diária. Além disso, percebeu-se a existência de críticas referentes à matriz curricular e ao relacionamento com os docentes. No entanto, sobressai uma avaliação positiva.

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Biografia do Autor

Fabrício Magalhães Santana, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (2016). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Educamais (2020). Mestrando em Psicologia na UNIVASF, na linha de Processos Psicossociais. Atualmente é Docente nos cursos de Psicologia do Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira (UNIFAAHF) e do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (UNIFASB|UNINASSAU). Possui interesse pelos temas de Formação Generalista, Formação do Psicólogo, Prática do Psicólogo, Estereótipos, Gênero e Sexualidade. Ainda, à temas recorrentes como Psicologia Clínica, Saúde Mental e Psicanálise Lacaniana.

Geusa de Amorim Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, na qual atuou por meio do Estágio Curricular Obrigatório, no Centro de Estudo e Prática de Psicologia (CEPPSI-UNIVASF) e no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS André do Cavaquinho. Possui interesse em debates acerca dos novos sintomas contemporâneos, na perspectiva da psicanálise lacaniana.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, PE

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994); especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC - AL/2011); especialização em Produção de Mídias para Educação Online (UFBA/2018); mestrado em Educação em Pesquisa - Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação - Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Tem pós-doutorado em Educação - UFBA, Departamento de Educação, vinculado ao grupo de pesquisa FORMACCE. É professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia; professor do Mestrado em Psicologia (Univasf); professor do programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco - Revasf. Coordena o projeto de pesquisa “A relação das crianças com os seus pais: o lugar da brincadeira?”, em cooperação internacional com a Université du Québec à Trois Riviéres (UQTR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, novas tecnologias, processos inclusivos e formação profissional.

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Publicado

2022-06-02

Como Citar

SANTANA, F. M.; SOUSA, G. DE A.; RIBEIRO, M. S. DE S. Formação generalista: a percepção de egressos de Psicologia. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 02/06/2022, 2 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos