Michael White: marcos teóricos da Prática Narrativa

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/28539

Parole chiave:

prática narrativa, Michael White, pós-modernidade, psicologia clínica

Abstract

A pós-modernidade, o giro narrativo e os paradigmas construtivista e construcionista deram origem a variadas formas de intervenção psicoterapêutica, entre as quais se dará destaque ao conhecimento teórico que embasa a Prática Narrativa produzida por David Epston e Michael White, com ênfase para a contribuição de Michael White, autor que propõe coconstrução narrativa entre terapeuta e pessoa em terapia. A Prática Narrativa caracteriza-se pela desconstrução da estória saturada pelo problema, reconstrução narrativa e reautoria do self por meio de estórias preferidas e a partir da experiência vivida pela pessoa em terapia. O objetivo da pesquisa foi reconhecer, integrar e organizar as várias informações dispersas na literatura sobre a Prática Narrativa. Foi realizada revisão de literatura com destaque para a caracterização do panorama teórico da pós-modernidade e para a interlocução de Michael White com Bruner, Bateson, Foucault, Vygotsky e Derrida. O método utilizado foi levantamento bibliográfico de livros, artigos, dissertações e teses. O estudo teórico pode favorecer que o terapeuta crie contextos propiciadores de mudança, o que pode contribuir para o processo psicoterapêutico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Salete Matheus, Familiare Instituto Sistêmico, Florianópolis, SC

Psicóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2008). Licenciatura em Psicologia pela UFSC (2009). Graduada em Letras pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas (1982). Pós-graduada em Biopsicologia (2013). Tem formação em Biodanza (2009). Tem formação em Terapia Relacional Sistêmica pelo Familiare Instituto Sistêmico. Atua como tradutora-intérprete.

Simone Dill Azeredo Bolze, Familiare Instituto Sistêmico, Florianópolis, SC

Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Psicologia Clínica (Familiare Instituto Sistêmico). Professora e supervisora de estágio do curso de formação em Terapia Relacional Sistêmica (Familiare Instituto Sistêmico).

Riferimenti bibliografici

BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos. As histórias contadas na clínica: narrativa e transformação na psicoterapia. 2014. 174 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza, CE, 2014. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8574. Acesso em: 13 ago. 2019.

BRITO, Rafaella Medeiros de Mattos; GERMANO, Idilva Maria Pires. Terapia narrativa e abordagem colaborativa: contribuições do construcionismo social para a clínica pós-moderna. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 22, n. 47, p. 57-73, 2013. Disponível em: https://www.revistanps.com.br/nps/article/view/7. Acesso em: 22 jul. 2020.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BRUNER, Jerome. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BRUNER, Jerome. Life as narrative. Social Research [online], v. 71, n. 3, p. 691-710, 2004. Disponível em: http://ewasteschools.pbworks.com/f/Bruner_J_LifeAsNarrative.pdf. Acesso em: 25 nov. 2018.

CAREY, Maggie; WALTHER, Sarah; RUSSELL, Shona. Lo ausente pero implícito – um mapa para apoyar el interrogatorio terapéutico. Procesos Psicológicos y Sociales, v. 6, n. 1-2, p. 1-24, 2010. Disponível em: https://www.uv.mx/psicologia/files/2013/06/Lo-ausente-pero-implicito.pdf. Acesso em: 5 maio 2019.

CRUZ Helena Maffei. Da linguística à política: o giro de Michael White. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 31, p. 76-84, 2008. Disponível em: https://dulwichcentre.com.au/da-linguistica-a-politica-o-giro-de-michael-white.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.

GRANDESSO, Marilene. Terapias pós-modernas: um panorama. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE TERAPIA FAMILIAR DA INTERNATIONAL FAMILY THERAPY (IFTA), 13, 2001, Porto Alegre, RS, Brasil. Anais... Disponível em: https://terapianarrativa.com.br/wp-content/uploads/2020/11/pos-moderno.pdf

GRANDESSO, Marilene. “Dizendo olá novamente”: a presença de Michael White entre nós terapeutas familiares. Revista Brasileira de Terapia Familiar, v. 1, n. 1, p. 65-78, 2008. Disponível em: https://www.dulwichcentre.com.au/dizendo-ola-novamente-marilene-grandesso.pdf. Acesso em: 26 jul. 2018.

GRANDESSO, Marilene. Sobre a reconstrução do significado: uma análise epistemológica e hermenêutica da prática clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

IBÁÑEZ, Tomás Gracia. O “giro linguístico”. In: IÑIGUEZ Lupicinio (Coord.). Manual de análise do discurso em ciências sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 19- 49.

MORGAN, Alice. The position of the therapist in working with children and their families. In: WHITE, Michael; MORGAN, Alice. Narrative Therapy with children and their families. Richmond, South Austrália: Graphic Print Group, 2006. p. 57-84.

MOREIRA, Marco Antônio. A epistemologia de Maturana. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 597-606, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n3/20.pdf. Acesso em: 12 out. 2019.

PASCHOAL, Valéria Nicolau; GRANDESSO, Marilene. O uso de metáforas em terapia narrativa: facilitando a construção de novos significados. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 23, n. 48, p. 24-43, 2016. Disponível em: http://www.revistanps.com.br/index.php/nps/article/view/48. Acesso em: 20 jul. 2020.

PISTÓIA, Lenise Henz Caçula. Gregory Bateson e a educação: possíveis entrelaçamentos. 2009. 191 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/16401. Acesso em: 12 ago. 2018.

RASERA, Emerson F.; JAPUR, Marisa. Desafios da aproximação do construcionismo social ao campo da psicoterapia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 9, n. 3, p. 431-439, 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300005

VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. O pensamento sistêmico: novo paradigma da ciência. Campinas, SP: Papirus, 2013.

WHITE, Michael. Behaviour and its determinants or action and its sense: systems and narrative metaphors. In: ______. Re-authoring lives: Interviews & Essays. Adelaide, South Australia: Grafic Print Group, 1998. p. 214-221.

WHITE, Michael. La perspectiva narrativa em la terapia. In: ______. Reescribir la vida. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2002a. p. 15-45.

WHITE, Michael. La relación terapéutica. In: ______. El enfoque narrativo en la experiência de los terapeutas. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2002b. p. 163-187.

WHITE, Michael. Guias para uma terapia familiar sistêmica. Barcelona, Espanha: Gedisa, 2004.

WHITE, Michael. Narrative practice with families with children: externalizing conversations revisited. In: WHITE, Michael; MORGAN, Alice. Narrative therapy with children and their families. Adelaide, Austrália: Dulwich Centre Publications, 2006. p. 1-56.

WHITE, Michael; EPSTON, David. Medios narrativos para fines terapéuticos. Barcelona, Espanha: Paidos, 1993.

Pubblicato

2022-09-16

Come citare

MATHEUS, M. S.; BOLZE, S. D. A. Michael White: marcos teóricos da Prática Narrativa. Fractal: Revista de Psicologia, v. 34, p. Publicado em 16/09/2022, 16 set. 2022.

Fascicolo

Sezione

Artigos