Pensar a la intemperie: la crítica expuesta al riesgo de la experimentación
Parole chiave:
experimentación, crítica, experiencia estética, arte contemporâneaAbstract
La experimentación en arte constituye un objeto refractario para la crítica, que ve sus categorías cuestionadas, desbordadas por la propia naturaleza de su objeto. Más allá de las formas consagradas de la historia del arte, el crítico que se aproxima de la experimentación artística es aquel que, sin reservas, pone a prueba la cultura, abriéndose a la multiplicidad de sus sentidos y a la imprevisibilidad de sus pulsiones. El presente trabajo pretende explorar las tensiones que, al nivel de la experiencia estética, la experimentación produce en nuestras subjetividades, a instancias de su apreciación, su interpretación o su crítica.Downloads
Riferimenti bibliografici
BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov (1936). In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197-221.
BLANCHOT, M. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BOLAÑO, R. El gaucho insufrible. Barcelona, Anagrama, 2001.
BOLAÑO, R. Entre paréntesis: ensayos, artículos y discursos (1998-2003). Barcelona: Anagrama, 2005.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante do Tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução. de Alberto Pucheu. Paris: Minuit, 2000. Disponível em: <http://revistapolichinelo.blogspot.com.br/2011/03/georges-didi-huberman.html>. Acesso em: 21 jun. 2014.
DIDI-HUBERMAN, G. Inquietar-se diante de cada imagem. Entrevista realizada por Mathieu Potte-Bonneville & Pierre Zaoui. Revista Vacarme, n. 37, p. 4-12, 11 oct. 2006. Disponível em: <http://www.vacarme.org/article1210.html>. (Tradução de Vinícius Nicastro Honesko, disponível em: < http://flanagens.blogspot.com.br/2011/05/inquietar-se-diante-de-cada-imagem.html>. Acesso em: 12 maio 2014.
DIDI-HUBERMAN, G. Ante la imagen: pregunta formulada a los fines de uma história del arte. Múrcia: Cendeac, 2010.
FOUCAULT, M. L’arrière-fable. In: ______. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994a. p. 506-513.
FOUCAULT, M. Distance, aspect, origine. In: ______. Dits et écrits. Paris: Gallimard, 1994b. p. 272-285.
FOUCAULT, M. Linguagem e literatura. In: MACHADO, R. A filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2000. p. 137-174 .
GOMPERTZ, W. Isso é arte? 150 anos de arte moderna. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2013.
MANGUEL, A. Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
PELLEJERO, E. Política de autores y muerte del hombre: notas para una genealogía de la crítica cinematográfica. Sesión no numerada, Madrid, v. 2, p. 29-53, 2012.
PEREIRA, N. Modos de ler, formas de escrever: a literatura enquanto objeto da ficção de Enrique Vila-Matas. 2014. Dissertação (Mestrado)__Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
RANCIÈRE, J. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
ROSENBERG, H. Objeto ansioso. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
SAER, J. J. La narración-objeto. Buenos Aires: Seix Barral, 1999.
SAER, J. J. El concepto de ficción. Buenos Aires: Seix Barral, 2004.
SAER, J. J. Trabajos. Buenos Aires: Seix Barral, 2006.
STEINER, G. Lenguaje y silencio: ensayos sobre la literatura, el lenguaje y lo inhumano. Barcelona: Gedisa, 2003.
VILA-MATAS, E. Chet Baker piensa en su arte. Barcelona: Debolsillo, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.