Freud e a prevenção: um percurso de controvérsias

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i3/5642

Parole chiave:

psicanálise, prevenção, profilaxia

Abstract

O termo prevenção em saúde vem sendo utilizado desde a mudança no paradigma médico com certa frequência dentro e fora do campo da medicina. Entretanto, ao se debater esse conceito fora desse campo, torna-se necessário trazer algumas particularidades em questões atravessadas pelo tempo e espaço em que se dão. Este artigo problematiza a ideia de prevenção no pensamento de Freud. Assim, investigam-se, a partir de uma revisão dos seus escritos, os diversos empregos e concepções que ele faz dos termos prevenção e profilaxia. Com origem nos textos de 1896, passando por outros textos em 1910, 1913, 1926, 1934 até os artigos mais tardios de 1937, destacam-se suas principais elaborações sobre a temática, marcadas por uma flutuação de posicionamentos referentes às possibilidades e limites de uma prática psicanalítica de caráter preventivo. Para auxiliar na articulação utilizamos também escritos de outros psicanalistas sobre o tema, com o objetivo de reatualizar o debate da noção de prevenção em psicanálise.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Beatriz Sernache de Castro Neves, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Psicóloga graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2013), com mestrado em Psicologia pela UNIFOR (2015), e doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Docente do curso de Psicologia da Faculdade Ari de Sá. Psicóloga clínica. Psicóloga do Instituto da Primeira Infância - IPREDE de 2013 a 2018 , onde fez atividades de preceptoria de diversas faculdades de Fortaleza. Com interesse nas seguintes áreas: psicanálise, saúde coletiva, infância, psicopatologia da infância, práticas institucionais e clínica precoce.

Maria Celina Peixoto Lima, Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Psicologia e Psicopatologia Clínica - Université Lyon 2 (1991), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), doutorado em Psicologia - Université Paris 13 (2002) e Pos-Doutorado - Université Rennes 2 (2015). Atualmente é professora titular do PPG em Psicologia da Universidade de Fortaleza, psicanalista. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: psicanálise, laço social, discursos e práticas institucionais, psicopatologia da infância e da adolescência. E membro do Grupo de Trabalho da ANPEPP “Psicanalise e educação”.

Riferimenti bibliografici

CASTEL, Robert. A gestão do risco. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

CULLERE-CRESPIN, Graciella. A clínica precoce: o nascimento do humano. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.

FREUD, Sigmund. A sexualidade na etiologia das neuroses (1898). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006a. v. 2, p. 55-79. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. Análise de uma fobia de um menino de cinco anos (1909). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006b. v. 10, p. 15-135. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. As perspectivas futuras da psicanálise (1910). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006c. v. 11, p. 143-156. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. O interesse científico da psicanálise (1913). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006d. v. 13, p. 169-192. Edição Standard Brasileira

FREUD, Sigmund. Além do princípio do prazer (1920). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006e. v. 18, p. 17-74. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. A questão da análise leiga (1926). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006f. v. 20, p. 181-256. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. O futuro de uma ilusão (1927). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006g. v. 23, p. 15-66. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. Conferência XXXIV (1933). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006h. v. 22, p. 145-166. Edição Standard Brasileira.

FREUD, Sigmund. A análise terminável e interminável (1937). In: SALOMÃO, Jayme (Org.). Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006i. v. 23, p. 231-274. Edição Standard Brasileira.

GOLSE, Anne. De la Médecine de la maladie a la Médecine de la santé. In: ARTIÈRES, Philippe; SILVA, Emmanuel da (Org.). Michel Foucault et la medicine : lectures et usages. Paris: KIMÉ, 2001. p. 273- 300.

JERUSALINSKY, Julieta. Enquanto o futuro não vem: a psicanálise na clínica interdisciplinar com bebês. Salvador: Álgama, 2002.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Sigmund Freud: para uma educação além da pedagogia. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n. esp., p. 1-19, 2006. https://doi.org/10.20396/etd.v8i0.710

LAZNIK-PENOT, Marie Christine. Poderíamos pensar numa prevenção da Síndrome Autística? In: WANDERLEY, Daniele de Brito. (Org.). Palavras em torno do berço. Salvador: Álgama, 1997. p. 35-51.

MILLOT, Catherine. Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1987.

SCHIMIDT, Gleisson Roberto. Sigmund Freud, da psicoprofilaxia à educação psicanaliticamente esclarecida: um percurso. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 48, p. 119-127, 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100014

##submission.downloads##

Pubblicato

2019-11-02

Come citare

NEVES, B. S. DE C.; LIMA, M. C. P. Freud e a prevenção: um percurso de controvérsias. Fractal: Revista de Psicologia, v. 31, n. 3, p. 313-319, 2 nov. 2019.

Fascicolo

Sezione

Artigos