Intervenções riso-clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.22409/1984-0292/2022/v34/5783Parole chiave:
palhaço, saúde mental, educação permanente, riso-clínicaAbstract
O presente artigo constitui um relato da pesquisa desenvolvida pela primeira autora em seu mestrado em psicologia social e institucional tendo como tema os encontros da pesquisadora, como palhaça e como psicóloga, com os trabalhadores nos espaços de práticas de educação permanente em saúde mental. Tais encontros acontecem a partir das intervenções da palhaça Dulcinóia, encarnada na pesquisadora através da máscara do nariz vermelho, tanto nas práticas de educação permanente em saúde mental como no exercício da pesquisa. Estas intervenções foram designadas como intervenções riso-clínicas. Assim, discutem-se as relações da palhaçaria com a saúde mental a partir das experiências vividas e as possíveis invenções sobre diferentes modos de trabalhar e de cuidar neste contexto. As experiências são narradas e desenvolvidas a partir da metodologia do ensaio sobre as cenas vividas. Como conclusão, destacamos a importância da presença da figura do palhaço e do signo do humor como produtores de possíveis transformações e de uma ampliação do olhar sobre o trabalho em saúde mental.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: ______. Notas de literatura I. Tradução e apresentação de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003. p. 15-45. Coleção Espírito Crítico.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação de Selvino José Assmann. São Paulo: Boitempo, 2005.
ARISTÓTELES. Partes dos Animais. In: ______. Obras Completas. Tradução, introdução e notas de Maria de Fátima Sousa e Silva. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010. v. 4, tomo 3.
BARBOZA, Rita Pereira. Intervenções Riso-Clínicas: entre palhaços e trabalhadores na educação permanente em saúde mental. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2016.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. 7. ed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. Obras escolhidas.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1997.
BERGSON, Henri. O Riso: ensaio sobre o significado do cômico. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1983.
BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas, SP: Unicamp, 2001.
CASTRO, Alive Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Família Bastos Editora, 2005.
CECCIM, Ricaro Burger. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, v. 9, n. 16, p. 161-177, set. 2004/fev. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/jC4gdtHC8RPLWSW3WG8Nr5k/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 out. 2020.
CERTAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.
DORNELES, Juliana Leal. Clown, o avesso de si: uma análise do clownesco na pós-modernidade. 2003. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2003.
DORNELES, Juliana Leal. Pelo vigor do palhaço. 2009. 116 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
EISENBERG, Avner. Os princípios do palhaço. 2021. Disponível em http://www.avnertheeccentric.com/eccentric_principles_portuguese.php. Acesso em: 28 dez. 2016.
FERNANDES, Millôr. O homem do princípio ao fim. Porto Alegre, LP&M, 2008.
KASPER, Kátia Maria. Experimentar, devir, contagiar: o que pode um corpo? Pro-Posições [online], v. 20, n. 3, p. 199-213, 2009. https://doi.org/10.1590/S0103-73072009000300013
KUPERMANN, Daniel. Ousar rir: humor, criação e psicanálise. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & Realidade [online], v. 28, n. 2, p. 101-115, 2003.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643. Acesso em: 5 ago. 2020.
MERHY, Emerson Elias. Os CAPS e seus trabalhadores: no olho do furacão antimanicomial. Alegria e Alívio como dispositivos analisadores. 2004. Disponível em: https://docplayer.com.br/46200105-Os-caps-e-seus-trabalhadores-no-olho-do-furacao-antimanicomial-alegria-e-alivio-como-dispositivos-analisadores.html. Acesso em: 5 ago. 2016.
PINHO, Luiz Celso. Por uma existência artística: ética e estética em Nietzsche e Foucault. Griot: Revista de Filosofia, Amargosa, BA, v. 8, n. 2, p. 108-117, 2013.
RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO Experimental/Editora 34, 2005.
SILVA, Gilson Mafacioli da et al. O processo de trabalho na supervisão clínico-institucional nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental [online], São Paulo, v. 15, n. 2, p. 309-322, 2012. https://doi.org/10.1590/S1415-47142012000200007
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Memória, esquecimento, transmissão: necessidade e dificuldades das narrativas ligadas à atividade do lembrar. Porto Alegre: UFRGS, 28-30 de maio de 2014. Curso oferecido pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
WUO, Ana Elvira. A linguagem secreta do clown. Revista Integração, Ano XV, n. 56, p. 57-62, 2009. Disponível em: http://docplayer.com.br/10212104-A-linguagem-secreta-do-clown.html. Acesso em: 13 fev. 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Rita Pereira Barboza, Analice de Lima Palombini
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Na medida do possível segundo a lei, a Fractal: Revista de Psicologia renunciou a todos os direitos autorais e direitos conexos às Listas de referência em artigos de pesquisa. Este trabalho é publicado em: Brasil.
To the extent possible under law, Fractal: Revista de Psicologia has waived all copyright and related or neighboring rights to Reference lists in research articles. This work is published from: Brasil.