Pesquisa participante, representações sociais e psicossociologia:

diálogos possíveis na escola

Autori

  • Cristiany Rocha Azamor Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22409/1984-0292/v33i2/5979

Parole chiave:

pesquisa participante, representações sociais, psicossociologia, planejamento participativo

Abstract

O objetivo deste ensaio é refletir sobre a Pesquisa Participante como momento de construção de novas representações sociais em pesquisas no campo escolar. A inserção do pesquisador de modo não hierarquizado, a reflexão e a construção coletiva são premissas básicas que inserem esse modelo no rol da psicossociologia e se adaptam aos pressupostos inerentes à Teoria das Representações Sociais de Moscovici e ao modelo participativo de pesquisa. Ao final dessa reflexão, será apresentada uma proposta de pesquisa unindo essas duas vertentes – Pesquisa Participante e Teoria das Representações Sociais. Serge Moscovici, Pedro Demo e Nasciutti foram os autores de referência usados para o delineamento do presente trabalho. Como resultado, mostra-se a perfeita adequação desses modelos e a relevância desse modo de fazer pesquisa para a construção de espaços mais democráticos no ambiente escolar, ou seja, espaços estes que propiciem a construção de identidades legitimadas socialmente.

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Biografia autore

Cristiany Rocha Azamor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Psicóloga. Bacharel em Letras. Doutora em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social EICOS/UFRJ. Mestre em Psicologia. Pós-graduada em Docência Superior. Pesquisadora de processos psicossociais educacionais. Experiência em cursos de graduação em Psicologia: (1. Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO/Teresópolis-RJ - professora, integrante do Núcleo Docente Estruturante - NDE e coordenadora dos Estágios Básicos em Atenção Básica e Grupos, Instituições e Comunidades; 2. Universidades Veiga de Almeida - professora campus Cabo Frio-RJ e Barra da Tijuca-RJ, coordenadora do Serviço de Psicologia Aplicada - SPA campus Cabo Frio/RJ, supervisora de equipes de estágio campus Cabo Frio/RJ em Clínica, Psicologia Comunitária, Jurídica e Psicopedagogia; 3. UFRJ - professora substituta; 4. UERJ - professora substituta; 5. Universidade Santa Úrsula - professora). Como psicóloga, integrou as equipes de Psicologia da Central de Penas e Medidas Alternativas da Vara de Execuções Penais - RJ e do Centro de Referência para a Infância e Adolescência FIA-RJ. Atualmente, é perita cadastrada no Tribunal de Justiça - RJ, mediadora de grupos (Formação Docente e Saúde do Trabalhador), instrutora de cursos em Psicologia e psicóloga clínica (Psicoterapia Cognitivo-comportamental e Avaliação psicológica).

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Pubblicato

2021-08-31 — Aggiornato il 2021-11-13

Versioni

Come citare

AZAMOR, C. R. Pesquisa participante, representações sociais e psicossociologia:: diálogos possíveis na escola. Fractal: Revista de Psicologia, v. 33, n. 2, p. 137-142, 13 nov. 2021.

Fascicolo

Sezione

Artigos