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  • Chamada de artigos abertas- Revista Gragoatá

    2024-06-19

    v. 29, n. 65, 2024
    Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos
    Ana Pizarro and Latin American literary studies
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/846


    v. 30, n. 66, 2025
    Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas
    Linguistic Policies and Language Teaching (Sprachenpolitik und Sprachunterricht)
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/813


    v. 30, n. 67, 2025
    Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas
    South-South Comparatism: Problems and Perspectives
    https://periodicos.uff.br/gragoata/announcement/view/873

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  • Chamada de Artigos | Comparatismo Sul-Sul: problemas e perspectivas – Revista Gragoatá v. 30, n. 67, 2025

    2024-06-19

    Editores

    Dr. José Luís Jobim (Universidade Federal Fluminense, Brasil)

    Dr. Wail S. Hassan (University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos)

    Pelo menos desde o século XIX, desenvolveu-se uma vertente de comparatismo que se declarava internacionalista, mas que era na verdade colonialista ou neocolonialista. Sua prática começou com a própria seleção de obras e autores considerados comparáveis: não só eram europeus, mas também representavam predominantemente apenas um pequeno número de Estados-nação europeus (França, Grã-Bretanha e Alemanha, e até certo ponto Espanha e Itália). A expansão da disciplina desde a década de 1980 para incluir literaturas da América Latina, África, Médio Oriente e Sul e Leste Asiático, para não mencionar as tradições europeias e norte-americanas anteriormente marginalizadas, raramente desafiou a centralidade da Europa. Neste sentido, os estudos pós-coloniais são exemplares na consolidação de práticas literárias e críticas de valorização/desvalorização, inclusão/exclusão, que preservaram a Europa como ponto de referência e principal interlocutor das literaturas do que era conhecido como Terceiro Mundo, e hoje como o Sul Global.

    Esta edição especial da Gragoatá centra-se no novo paradigma emergente da comparação Sul-Sul. Convidamos submissões que abordem as seguintes questões: Que concepções de comparação podem ser elaboradas se conectarmos literaturas do Sul Global? Como pode a comparação Sul-Sul contribuir para repensar o âmbito e os limites da pós-colonialidade? Que tipo(s) de semelhança ou interconexão podem ser interpretados como base para comparação entre as literaturas do Sul Global? Que tipos de hegemonia e resistência se tornam visíveis quando se considera o Sul Global como uma categoria de Literatura Comparada? Qual é o papel da diáspora e das minorias na constituição de ou no desafio a concepções de nações e nacionalidades no Sul Global? Como estas diásporas são apagadas e/ou lembradas para definir o que constitui as identidades nacionais? O que está em jogo na interpretação das diferentes tradições literárias e culturais dentro do amplo quadro de referência do Sul Global?

    As contribuições podem ser redigidas em português, inglês, espanhol ou francês e devem ser enviadas entre 01 de Agosto de 2024 e 20 de Fevereiro de 2025 (prazo final) e estarão sujeitas a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em maio de 2025.

    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions

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  • PRORROGADO | 15/07/2024 | Chamada de Artigos | Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos - Revista Gragoatá v. 29, n. 65

    2024-03-14

    Chamada de Artigos | Ana Pizarro e os estudos literários latino-americanos

    Revista Gragoatá, v. 29, n. 65

    Editoras: 

    Dra. Livia Reis (Universidade Federal Fluminense)
    Dra. María Carolina Pizarro (Universidad de Santiago de Chile)

    Esse número da Revista Gragoatá tem um formato diferente do habitual, pois, em lugar de um tema ou área de estudo específico, pretende provocar diálogos e debates a partir da obra crítica e ensaística da professora e escritora chilena Ana Pizarro. Autora de ensaios sobre literatura e cultura, a obra inicial de Ana Pizarro se desenvolveu na direção da construção de um aparato epistemológico capaz de gerar construções inovadoras na maneira de pensar e traduzir a América Latina. A partir da trilogia “América Latina, palavra, literatura e cultura”, publicada nos anos 1990, a obra coletiva, que originalmente pretendia ser uma “outra” história da literatura latino-americana, se transformou em uma significativa pauta de discussão de temas e reflexões sobre a literatura e a cultura produzidas no continente, a partir de uma perspectiva comparatista. Nesta obra, a América Latina é vista em suas diferentes latitudes: geopolítica, linguística, étnica e de gênero. Nas obras subsequentes, a ênfase, sem abandonar a ideia de áreas culturais, vai voltar seu foco para algumas dessas áreas especificas e aprofundar a reflexão sobre o Caribe e, sobretudo, para a Amazônia, área sobre a qual a ensaísta dedicou suas obras mais recentes.

    PRORROGADO - 15/07/2024

    Submissões: de 01 de fevereiro de 2024 a 15 de junho de 2024
    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines

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  • Chamada de Artigos | Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas - Revista Gragoatá v. 30, n. 66

    2023-10-26

    Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas


    Editores
    Dr. Ebal Bolacio (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
    Dr. Paul Voerkel (Friedrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha)

    O mundo sempre apresentou – e apresenta ainda – uma grande diversidade linguística. Uma consequência dessa diversidade é a presença de mais de uma língua na maioria das sociedades no mundo. Alguns desses contextos multilíngues são um fenômeno antigo, outros se devem a fenômenos recentes de migração, que se torna cada vez mais intensa em muitas regiões do globo. Para além desse contato de línguas motivado pela Globalização que conduz a novos contextos multilíngues, outro desafio se coloca: o do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em um mundo no qual as distâncias são cada vez menores, levando a uma maior interação entre as pessoas e, por conseguinte, entre as línguas.

    Esta edição do Gragoatá busca reunir trabalhos que apresentem temas relacionados a esses desenvolvimentos recentes e que discutam a interface Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas de uma forma ampla, já que “(...) ensinar línguas é tanto uma decisão quanto um ato político.” (DAY, 2016, p. 85)

    Convidamos contribuições sobre quaisquer tópicos em Ensino de Línguas que tematizem a relação e a importância das políticas linguísticas, especialmente em uma abordagem glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986; LAGARES, 2018), tanto no que se refere ao ensino de línguas estrangeiras, quanto no âmbito de línguas minorizadas ou de herança. Nesse contexto, também são bem-vindas contribuições que abordem questões de escolha de idioma, poder e prestígio, promoção e o uso de línguas no contexto escolar. (KRUMM, 2021)

    As contribuições podem ser redigidas em alemão, espanhol, francês, inglês ou português e devem ser enviadas entre 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024 (prazo final). Eles estarão sujeitos a um processo de revisão duplo-cega. A edição deverá ser publicada em janeiro de 2025.

    Submissões: de 02 de Abril de 2024 e 31 de Agosto de 2024
    https://periodicos.uff.br/gragoata/about/submissions#authorGuidelines

    Saiba mais sobre Chamada de Artigos | Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas - Revista Gragoatá v. 30, n. 66