Etno-histórias nas escolas brasileiras: um caminho de aproximação com os povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49151Palabras clave:
Decolonialidade. Identidades indígenas. Literatura. Etno-histórias.Resumen
Neste artigo, temos o objetivo de discutir a literatura indígena e apresentar alguns aspectos a serem considerados visando atender a Lei de número 11.645/2008 (BRASIL, 2008), que exige o trabalho e a valorização das questões étnico-raciais em instituições escolares. Para melhor contemplar o olhar sobre a identidade plural dos diferentes povos originários latino-americanos na contemporaneidade, buscamos apoio nas legislações específicas que versam sobre questões étnicas. Pautando-se em recentes estudos sobre literatura e ensino (AMORIM; SILVA, 2019; MARTIN, 2015) e da literatura indígena (WERÁ, 2017; MUNDURUKU, 2012), descrevemos uma possibilidade de inserção de etno-histórias no âmbito escolar de forma a atender às suas especificidades. Para tal, trazemos apontamentos para o trabalho com a literatura indígena, expondo desde o processo de eleição das obras até a leitura em sala de aula, e ilustramos nossa proposta com o texto poético Pé no chão, de Gustavo Caboco (2018). Mais do que fomentar o atendimento da legislação, por meio das produções literárias, visamos fomentar o trabalho com questões étnico-raciais de modo não estereotipado, compreendendo o sujeito indígena como um ser social que vê na sua literatura um caminho para sua visibilidade e a manutenção da história coletiva. Ainda, esperamos colaborar com a ressignificação da luta e do imaginário sobre os diferentes povos indígenas e a compreensão da impossibilidade de ficcionalização completa das obras.
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