Educação popular, escolas indígenas e movimentos sociais

um encontro com Samara Pataxó

Autores

Palavras-chave:

PAULO FREIRE, MOVIMENTOS SOCIAIS, RESISTÊNCIAS

Resumo

Em uma entrevista com Samara Pataxó, mulher, indígena, advogada e ativista, as perspectivas do papel do ativismo em sua vida e trajetória atravessam lugares em que a educação possui um papel fundamental na emancipação e protagonismo diante do ativismo e movimentos sociais aos quais pertence. A educação popular é o mecanismo de transmissão da cidadania que possibilita a obtenção de consciência social, no caso da advogada, as escolas em sua aldeia. As ideias de Paulo Freire possibilitam um diálogo com as noções de educação que perpassam as obviedades do que se acredita ser o sistema de ensino tradicional. Objetivando a discussão sobre uma educação que liberta, os relatos de Samara, ao longo da entrevista, elucidaram conceitos e ideias de Freire do papel da educação na formação dos indivíduos, além de o diferencial que se apresenta dentro de uma lógica crítica e questionadora da realidade. É importante para compreender seu referencial libertário e a importância de uma formação que foge aos moldes engessados de educação tradicional, que está em funcionamento até hoje. A quebra dos paradigmas no que tange aos modelos de educação pode ser um caminho para pensar novas possibilidades de formar alunos e indivíduos conscientes do lugar que ocupam na sociedade e emancipados dos padrões opressores.

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Biografia do Autor

Mariana de Castro Moreira, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Psicologia e mestre e doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Instituto de Humanidades e Saúde (RHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras, onde é Coordenadora do Laboratório de Políticas Públicas.

Isis da Silva Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Psicologia no Instituto de Humanidades e Saúde (RHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Estagiária em clínica psicanalítica com crianças e adolescentes na UFF. Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas do Departamento de Psicologia da UFF Rio das Ostras.

Lais Marlene Miranda Franca, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Psicologia no Instituto de Humanidades e Saúde (RHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas e do Laboratório de Avaliação Psicológica Infantil (LAPi) do Departamento de Psicologia da UFF Rio das Ostras.

Roberta Cravo de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Psicologia no Instituto de Humanidades e Saúde (RHS) da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Rio das Ostras. Bolsista do Laboratório de Avaliação Psicológica Infantil (LAPi) e pesquisadora do Laboratório de Políticas Públicas do Departamento de Psicologia da UFF Rio das Ostras.

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Publicado

2023-10-16

Como Citar

Moreira, M. de C., Guimarães, I. da S., Franca, L. M. M., & Oliveira, R. C. de. (2023). Educação popular, escolas indígenas e movimentos sociais: um encontro com Samara Pataxó. Mundo Livre: Revista Multidisciplinar, 9(1), 45-65. Recuperado de https://periodicos.uff.br/mundolivre/article/view/57321

Edição

Seção

Dossiê temático