Educomunicação e interculturalidade como propostas para acolhida, adaptação e integração de crianças imigrantes no ambiente escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44505

Palavras-chave:

Educomunicação. Intercuturalismo. Imigração. Escola.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de relatar os resultados de uma pesquisa-ação com professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo sobre a temática da acolhida, adaptação e integração do aluno imigrante, a partir do desenvolvimento de projetos de Educomunicação, em uma perspectiva intercultural. Como recurso teórico-metodológico, utilizamos os conceitos de mediações culturais (MARTÍN-BARBERO, 1991) e trocas simbólicas (APPADURAI, 1996) como possibilidades de interação cultural. Entre os principais resultados, destaca-se a valorização da escola como um espaço privilegiado para a acolhida, a adaptação, a inserção do imigrante a partir de uma dinâmica de organização na produção de conteúdo comunicacional que dá visibilidade e voz ao grupo envolvido, em um processo democrático e educativo, fortalecendo vínculos sociais, reciprocidade de interesses e pluripertencimento identitário.

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Biografia do Autor

Camila Escudero, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de pesquisa no Latin American and Latin Studies Program da University of Illinois at Chicago (UIC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, na linha de pesquisa Comunicação Comunitária, Territórios de Cidadania e Desenvolvimento social. Assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto Mapa das OSCs. E-mail: camilaescudero@uol.com.br.

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Escudero, C. (2021). Educomunicação e interculturalidade como propostas para acolhida, adaptação e integração de crianças imigrantes no ambiente escolar. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 218-235. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44505

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação