Cultura popular e educação, uma experiência de visitação ao Museu Casa do Pontal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45577

Palavras-chave:

cultura popular, educação, Museu Casa do Pontal, educação museal

Resumo

A cultura atua como um componente ativo e aliado ao processo de ensino aprendizagem, o que justifica a formação do indivíduo crítico e participativo de uma sociedade. Muito além de gerar condições para a apropriação de conhecimentos em sala de aula, a educação precisa fazer o alinhamento para o debate em torno da atuação do aprendiz em novas experiências culturais. O Museu Casa do Pontal, classificado como um museu de arte popular é um lugar de educação e cultura que colabora positivamente com o processo construtivo dos estudantes. O presente artigo busca contribuir com as reflexões sobre a relação cultura e educação, com a apresentação das experiências de vivências extramuros, especificamente concretizadas a partir da visitação por turmas do ensino fundamental I, de escolas regulares da rede pública do município do Rio de Janeiro ao referido museu. O artigo faz uma rápida abordagem sobre a educação não formal, mostra o espaço do museu, reflete sobre a educação museal com o apoio da arte educação e procede a descrição das situações nas quais os alunos interagem, trocam e experimentam momentos de aprendizagem, prazer e deleite.

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Biografia do Autor

Lia Calabre, Fundação Casa de Rui Barbosa e UFF

Professora do PPG Memória e Acervos - FCRB e do PPG Cultura e Territorialidades - UFF

Rosely Continho, Mestre pela FCRB e professora da rede Municipal de Ensino do Município do Rio de Janeiro

Professora Regente do Ensino Fundamental I - Rede Municipal de Ensino do Município do Rio de Janeiro especialmente em Turmas de Alfabetização. Mestra em Memória e Acervos – Área de Concentração: Práticas Críticas em Acervos: Difusão, Acesso, Uso e Apropriação do Patrimônio Documental Material e Imaterial pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Especialização em Filosofia pela UGF, estudando o Programa de Mattew Lipman e a Filosofia para as crianças. Licenciatura em Pedagogia pela UESA. Extensão: A criança e a Cultura pela PUC-RJ em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Bacharel em Comunicação Social pela UGF. Interesse por métodos e novos recursos pedagógicos para a apropriação da leitura e da escrita (alfabetização).

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Calabre, L., & Continho, R. (2021). Cultura popular e educação, uma experiência de visitação ao Museu Casa do Pontal. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 90-108. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45577

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação