Cultura popular e educação, uma experiência de visitação ao Museu Casa do Pontal
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45577Palavras-chave:
cultura popular, educação, Museu Casa do Pontal, educação musealResumo
A cultura atua como um componente ativo e aliado ao processo de ensino aprendizagem, o que justifica a formação do indivíduo crítico e participativo de uma sociedade. Muito além de gerar condições para a apropriação de conhecimentos em sala de aula, a educação precisa fazer o alinhamento para o debate em torno da atuação do aprendiz em novas experiências culturais. O Museu Casa do Pontal, classificado como um museu de arte popular é um lugar de educação e cultura que colabora positivamente com o processo construtivo dos estudantes. O presente artigo busca contribuir com as reflexões sobre a relação cultura e educação, com a apresentação das experiências de vivências extramuros, especificamente concretizadas a partir da visitação por turmas do ensino fundamental I, de escolas regulares da rede pública do município do Rio de Janeiro ao referido museu. O artigo faz uma rápida abordagem sobre a educação não formal, mostra o espaço do museu, reflete sobre a educação museal com o apoio da arte educação e procede a descrição das situações nas quais os alunos interagem, trocam e experimentam momentos de aprendizagem, prazer e deleite.
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