Sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45785Palavras-chave:
Estudos com os cotidianos, juventudes, habitar, cidades, ensino de ciênciasResumo
Esse texto é tecido a partir da pesquisa realizada por uma das autoras que, com o auxílio dos estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas dos estudantes, buscou conhecer as formas com as quais jovens estudantes de uma escola estadual do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, habitam a cidade, o bairro e os ambientes em que vivem. Essa ideia surgiu nos afetamentos das conversas cotidianas de sala de aula entre tal professora, que trabalha com ensino de ciências, e as e os estudantes, os praticantespensantes da cidade e da escola, quando narravam sobre suas relações e deslocamentos pelo espaço em que habitam e o quanto são impactados por ele. Através de rodas de imagens e conversas, com a ideia de potencializar o encontro e de pensar coletivamente, buscamos pensar quais usos esses jovens fazem dos espaços e ambientes em que vivem. Apresentaremos, ao final, as fotografias produzidas pelos jovens e as reflexões tecidas nas conversas com tais fotografias.
Downloads
Referências
ALVES, Nilda. Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com/os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes.Petrópolis: DP et Alii, 2008.
ANDRADE, Nivea, GUERREIRO, João. Pensando a democracia com jovens da baixada fluminense: algumas rodas de imagens e outras rodas de conversa. Políticas Culturais em Revista, v. 11, n. 2, p. 79–100, 2018.
ANDRADE, Nivea, GUERREIRO, João. Táticas das juventudes. Revista Periferia, v. 11, n. 4, p. 134-154, set./dez. 2019.
BARCHI, Rodrigo. Pichar, Pixar, Grafitar, Colar: Os discursos e Representações sobre as pichações nas escolas analisados na perspectiva ambiental e libertária. Teias, Rio de Janeiro, ano 8, nº 15–16, jan/dez, 2007.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.
BASTOS, Glaucia Soares; BARONI, Patrícia Raquel. Sobrevivência das escolas-pirilampo como modo de (Re)Exitência. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Jovens escolas e cidades: entre diversidades, desigualdades e desafios à convivência. In: VIEIRA, Maria Manuel et al. (orgs.) Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013. p.99-108.
CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Jovens, escolas e cidades: entre diversidades, desigualdades e desafios à convivência In: II Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado na cidade Porto alegre, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2014.
DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, dez. 2003.
ENNE, Ana Lucia, PASSOS, Pâmela. Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “juventude” a partir de um estudo de caso sobre lanhouses em favelas cariocas. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 11, n. 2, p. 123-145, jul./dez, 2018.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: Uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
MASSEY, Doreen. Um sentido global de lugar. In: ARANTES, Antônio Augusto, (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.
MELO, Luciana Cezário Milagres; SOUZA, Gilmara Silva; DAYRELL, Juarez. Escola e juventude: uma relação possível? Paidéia revista do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas Sociedade e da Saúde da Universidade Fumec. Belo Horizonte. Ano 9. n.12. p. 161-186, jan. /jun. 2012.
OLIVEIRA, Inês Barbosa, SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte. Autêntica editora, 2008.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.
PIXO. Direção: João Wainer e Roberto T. Oliveira. São Paulo: Sindicato Paralelo Filmes, 2009. (61 min.), widescreen, color., legendado.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA Rafael de; SAMPAIO Carmen Sanches. É possível a conversa como metodologia de pesquisa? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. 163-180 p.
SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2018. p. 21-40.
SAMPAIO, Carmen S; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não?. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. 21-40 p.
SERPA, Andréa. Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não?. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 PragMATIZES - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.