Sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45785

Palavras-chave:

Estudos com os cotidianos, juventudes, habitar, cidades, ensino de ciências

Resumo

Esse texto é tecido a partir da pesquisa realizada por uma das autoras que, com o auxílio dos estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas dos estudantes, buscou conhecer as formas com as quais jovens estudantes de uma escola estadual do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, habitam a cidade, o bairro e os ambientes em que vivem. Essa ideia surgiu nos afetamentos das conversas cotidianas de sala de aula entre tal professora, que trabalha com ensino de ciências, e as e os estudantes, os praticantespensantes da cidade e da escola, quando narravam sobre suas relações e deslocamentos pelo espaço em que habitam e o quanto são impactados por ele. Através de rodas de imagens e conversas, com a ideia de potencializar o encontro e de pensar coletivamente, buscamos pensar quais usos esses jovens fazem dos espaços e ambientes em que vivem. Apresentaremos, ao final, as fotografias produzidas pelos jovens e as reflexões tecidas nas conversas com tais fotografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravelly Güntensperger, Universidade Federal Fluminense

Graduada em licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Fedreal Fluminense.

Aluna do Mestrado em Educação, pela Universidade Federal Fluminense na linha de pesquisa: Estudo dos Cotidianos e da Educação Popular.

Professora de Ciências na Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Livia Baptista Nicolini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Graduação em Ciências Biológicas modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002)

Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) 

Doutorado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (EBS/Fiocruz - 2013)

Referências

ALVES, Nilda. Sobre os movimentos das pesquisas nos/dos/com/os cotidianos. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes.Petrópolis: DP et Alii, 2008.

ANDRADE, Nivea, GUERREIRO, João. Pensando a democracia com jovens da baixada fluminense: algumas rodas de imagens e outras rodas de conversa. Políticas Culturais em Revista, v. 11, n. 2, p. 79–100, 2018.

ANDRADE, Nivea, GUERREIRO, João. Táticas das juventudes. Revista Periferia, v. 11, n. 4, p. 134-154, set./dez. 2019.

BARCHI, Rodrigo. Pichar, Pixar, Grafitar, Colar: Os discursos e Representações sobre as pichações nas escolas analisados na perspectiva ambiental e libertária. Teias, Rio de Janeiro, ano 8, nº 15–16, jan/dez, 2007.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

BASTOS, Glaucia Soares; BARONI, Patrícia Raquel. Sobrevivência das escolas-pirilampo como modo de (Re)Exitência. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Jovens escolas e cidades: entre diversidades, desigualdades e desafios à convivência. In: VIEIRA, Maria Manuel et al. (orgs.) Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2013. p.99-108.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Jovens, escolas e cidades: entre diversidades, desigualdades e desafios à convivência In: II Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, realizado na cidade Porto alegre, 2009.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2014.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 40-52, dez. 2003.

ENNE, Ana Lucia, PASSOS, Pâmela. Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica: reflexões acerca da categoria “juventude” a partir de um estudo de caso sobre lanhouses em favelas cariocas. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 11, n. 2, p. 123-145, jul./dez, 2018.

KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MASSEY, Doreen. Pelo espaço: Uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

MASSEY, Doreen. Um sentido global de lugar. In: ARANTES, Antônio Augusto, (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

MELO, Luciana Cezário Milagres; SOUZA, Gilmara Silva; DAYRELL, Juarez. Escola e juventude: uma relação possível? Paidéia revista do curso de pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas Sociedade e da Saúde da Universidade Fumec. Belo Horizonte. Ano 9. n.12. p. 161-186, jan. /jun. 2012.

OLIVEIRA, Inês Barbosa, SGARBI, Paulo. Estudos do cotidiano e educação. Belo Horizonte. Autêntica editora, 2008.

OLIVEIRA, Inês Barbosa. Certeau e as artes de fazer: as noções de uso, tática e trajetória na pesquisa em educação. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP & A, 2001.

PIXO. Direção: João Wainer e Roberto T. Oliveira. São Paulo: Sindicato Paralelo Filmes, 2009. (61 min.), widescreen, color., legendado.

RIBEIRO, Tiago; SOUZA Rafael de; SAMPAIO Carmen Sanches. É possível a conversa como metodologia de pesquisa? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. 163-180 p.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Unicamp, 2018. p. 21-40.

SAMPAIO, Carmen S; RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa uma metodologia menor? In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não?. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018. 21-40 p.

SERPA, Andréa. Conversas: possibilidades de pesquisa com o cotidiano. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa por que não?. Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Güntensperger, R., & Nicolini, L. B. (2021). Sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 194-217. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45785

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação