"Quem Sabe de Mim Sou Eu": práticas culturais e comunicacionais como instrumentos pedagógicos junto a jovens em vulnerabilidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45794Palavras-chave:
Cultura e Educação, Favela, Juventude, Universidade, ExtensionismoResumo
O presente artigo propõe uma reflexão teórico-metodológica a partir da experiência acumulada no âmbito de um projeto universitário de caráter extensionista que, ao longo dos últimos oito anos, promove atividades voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao apresentar as ferramentas usadas e refletir sobre as questões e desafios enfrentados, buscamos desenvolver uma metodologia que seja capaz de acessar esses jovens. Nossa meta é explicitar como é possível articular práticas culturais e ferramentas comunicacionais, capazes de contribuir para um processo de subjetivação emancipador, com a finalidade de desarmar “profecias auto realizáveis”, comuns às trajetórias desses jovens. Acionamos, ao longo de nossa atuação, modos potentes de trazer para o plano do visível a experiência, a memória, a corporalidade e a fala como possibilidades de expressão das subjetividades singulares desses jovens, ainda assim constantemente atravessadas por relações de poder estruturais, violentas e hierárquicas.
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