"Quem Sabe de Mim Sou Eu": práticas culturais e comunicacionais como instrumentos pedagógicos junto a jovens em vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45794

Palavras-chave:

Cultura e Educação, Favela, Juventude, Universidade, Extensionismo

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão teórico-metodológica a partir da experiência acumulada no âmbito de um projeto universitário de caráter extensionista que, ao longo dos últimos oito anos, promove atividades voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade social. Ao apresentar as ferramentas usadas e refletir sobre as questões e desafios enfrentados, buscamos desenvolver uma metodologia que seja capaz de acessar esses jovens. Nossa meta é explicitar como é possível articular práticas culturais e ferramentas comunicacionais, capazes de contribuir para um processo de subjetivação emancipador, com a finalidade de desarmar “profecias auto realizáveis”, comuns às trajetórias desses jovens. Acionamos, ao longo de nossa atuação, modos potentes de trazer para o plano do visível a experiência, a memória, a corporalidade e a fala como possibilidades de expressão das subjetividades singulares desses jovens, ainda assim constantemente atravessadas por relações de poder estruturais, violentas e hierárquicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleber Mendonça, UFF

Doutor em Comunicação (UFF, 2007), Professor Associado do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (GEC/IACS) e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e  em Cultura e Territorialidades (PPCULT)  da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Flora Daemon, UFRRJ e UFF

Doutora em Comunicação (UFF, 2014), Professora Adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente desenvolve Pós-Doutorado no âmbito do PPGCINE-UFF.

Marildo José Nercolini, UFF

Doutor em Ciência da Literatura (UFRJ 2005), Professor Associado do Departamento e Estudos Culturais e Mídia (GEC/IACS) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Referências

ENNE, Ana Lucia. PASSOS, Pâmella. Juventudes e apropriações urbanas em uma leitura polissêmica. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 11, n. 2, p. 123-145, jul./dez. 2018.

FAUSTINI, Marcus Vinícius. Considerações iniciais sobre juventude, cultura e território. In: SOUZA E SILVA, Jailson; BARBOSA, Jorge; FAUSTINI, Marcus (orgs.). O novo carioca. Rio de Janeiro: Mórula, 2012.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

KANT DE LIMA, Roberto. A administração dos conflitos no Brasil: a lógica da punição. In: Velho, Gilberto; ALVITO, Marcos (orgs.). Cidadania e Violência. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996.

MACHADO SILVA, Luiz Antônio. Vida sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

MASSEY, D. Pelo Espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

MISSE, Michel. Sobre a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Civitas, Porto Alegre, No 8, Vol. 3; set-dez. 2008.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, 10, 1992/1. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/104.pdf.

RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

SOARES, Luiz Eduardo; BILL, MV; ATHAYDE, Celso. Cabeça de porco. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

SOUZA E SILVA, Jailson. "Por que uns e não outros?" Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.

VALLADARES, Lícia. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro FGV, 2005.

VALLADARES, Lícia. Educação e mobilidade social nas favelas do Rio de Janeiro: o caso dos universitários (graduandos e graduados) das favelas. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Vol. 2 – no 5-6 - jul-dez 2010.

VELHO, Gilberto. Individualismo e Cultura: Notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose: Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 1994.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. São Paulo: UNESP, 2011.

ZALUAR, Alba; ALVITO, Marcos (orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Mendonça, K., Daemon, F., & Nercolini, M. J. (2021). "Quem Sabe de Mim Sou Eu": práticas culturais e comunicacionais como instrumentos pedagógicos junto a jovens em vulnerabilidade. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 109-135. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.45794

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação