Fazendo ouvir cantos de alegria e soluçar de dor: a visita à Pequena África como uma prática educacional antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46209

Palavras-chave:

Pequena África, Educação Antirracista, Direitos Humanos, Experiência, Identidade.

Resumo

O artigo analisará a realização de uma visita técnica com alunos de ensino médio à Região da Pequena África no município do Rio de Janeiro. Tal ação foi elaborada como atividade de estágio curricular obrigatório de dois estudantes de licenciatura em História na Universidade Federal Fluminense em conjunto com a docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro, ambos autores do artigo. Abordando o passado escravocrata brasileiro e o contexto de permanente racismo no país, propomos uma reflexão acerca de práticas educacionais comprometidas com a promoção dos Direitos Humanos. Compreendendo o contexto de ataques à educação democrática e também ao Ensino de História, optamos por compartilhar a experiência desta visita para assim afirmar a escola e a educação como possibilidade de práticas antirracistas.

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Biografia do Autor

Pâmella Passos, IFRJ- Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ

Interesse de avaliação: Educação, Ensino,Favelas, Direitos Humanos.

Biografia: Professora do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente realiza estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) Com estágio de Pós Doutorado pelo Programa de Pós graduação em Antropologia Social/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro(2016). Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense(2013), mestre em História, área de concentração História Política, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2008) e graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(2006), Possui experiência na área de História e Ensino de História, com ênfase em História do Brasil República. Desenvolveu pesquisas sobre Juventudes, Cultura Popular e Favelas Cariocas, Anticomunismo no Brasil, Ensino de História em Escolas Técnicas. Atualmente pesquisa sobre os impactos do Conservadorismo no Ensino de História e coordena projetos de extensão na área de Educação e Direitos Humanos.

 

Pedro Souza, UNIRIO

Mestrando pelo PPGH da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Sandrine Barros da Silva, UFF

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Foi bolsista de iniciação científica pelo Museu de Astronomia e Ciências

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Publicado

2021-03-01

Como Citar

Passos, P., Souza, P., & Silva, S. B. da. (2021). Fazendo ouvir cantos de alegria e soluçar de dor: a visita à Pequena África como uma prática educacional antirracista. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 69-89. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.46209

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação