Imagem etnográfica

conceitos, significados e relevância para as pesquisas qualitativas em educação

Autores

  • Adriane Matos Araújo Pesquisadora junto à Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57787

Palavras-chave:

imagem etnográfica, metaetnografia, imagem, etnografia, educação

Resumo

O objetivo desse artigo é conceituar e significar a imagem etnográfica nas interpretações sobre a realidade educacional e sociocultural na pesquisa qualitativa. A pergunta que norteou essa investigação foi: “O que é a imagem etnográfica e quais são as suas características?”. A metodologia desse trabalho é a metaetnografia que considera os conceitos elaborados nos estudos primários como metáforas e, quando estudadas ou traduzidas, são transformadas em analogias que comparam os sentidos em um outro olhar, criando, assim, uma nova interpretação. É sobre a potência visual que a imagem etnográfica possui que se constata esse artigo. Pois, entendo a imagem etnográfica como representação cultural do contexto, ou seja, ela tem uma conotação global e não precisa de uma explicação ao visualizá-la. Nesse artigo compreendi que as imagens analisadas são etnográficas por serem imagens que revelam a realidade da sala de aula de forma cultural de entendimento global. Ou seja, em qualquer contexto social de culturas aproximadas, a imagem etnográfica pode ser interpretada, dando a esse tipo de imagem uma especificidade no processo interpretativo e na produção de conhecimento, especialmente, em educação.

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Biografia do Autor

Adriane Matos Araújo, Pesquisadora junto à Universidade Federal Fluminense.

Doutora em Educação pela UERJ.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Araújo, A. M. (2023). Imagem etnográfica: conceitos, significados e relevância para as pesquisas qualitativas em educação. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 699-723. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57787