Encontros e desencontros de saberes
culturas populares+, teatro e universidade
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57945Palavras-chave:
Racismo Epistêmico, Culturas Afro-Populares., Culturas Populares, Graduação Teatral, CurrículoResumo
O texto versa sobre as ausências e presenças das culturas populares nos currículos de teatro em nível de graduação. Através da análise dos projetos pedagógicos e das grades curriculares de cursos de graduação em Teatro de universidades federais localizadas no Nordeste brasileiro, chega-se a uma constatação de que há uma predominância de conteúdos e referências europeias e uma ausência ou baixa inserção de conteúdos dos universos cênicos afro-brasileiros nos currículos de licenciaturas e bacharelados em Teatro dos onze cursos analisados.
Downloads
Referências
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers; SILVA, Lucas Gesteira Ramos da. Culturas populares na universidade: uma proposta de educação decolonial. Revista História Oral, v. 23, n. 1, p. 139-160, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.998
ABREU, Martha. Cultura popular: um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003. p. 83-102.
ABREU, Martha. Live nos passos da nossa História. Maria Eugenia conversa com Marta Abreu e Matthias Assunção. Tema: Cultura Popular: um conceito e várias histórias. Realização Instituto Brincante. Setembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/live/t-IJBM0YLK8?feature=share. Acesso em: 12 dez. 2022.
ABREU, Martha; ASSUNÇÃO, Matthias. Da cultura popular à cultura negra. In: ABREU, Martha;XAVIER, Giovana; MONTEIRO, Lívia; BRASIL, Eric. (orgs.). Cultura negra. vol. 1: festas, carnavais e patrimônios negros. Niterói: Eduff, 2018. p.15-28.
ARROYO, Miguel Gonzales. Currículo: território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
BENJAMIM, Roberto. Conceito de Folclore. 2022. Disponível em: https://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_conceito.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
CARNEIRO, Edison. Dinâmica do folclore. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
CARVALHO, José Jorge. Epistemômetro: uma metodologia para a descolonização do currículo das universidades brasileiras. Cadernos de Inclusão. Brasília: Instituto de Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, 2020.
CARVALHO, José Jorge. Notório Saber para os mestres e mestras dos povos e comunidades tradicionais: uma revolução no mundo acadêmico brasileiro. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 54-77, jan./abr. 2021.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro (org.). Reconhecimentos: antropologia, folclore e cultura popular. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Entendendo o Folclore e a Cultura Popular. Rio de Janeiro: Setor de Difusão do Museu de Folclore Édison Carneiro, s/d. Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/pdf/entendendo_o_folclore_e_a_cultura_popular.pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.
CHARTIER, Roger. “Cultura popular”: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 16, p.179-192, 1995.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência: Aspectos da Cultura Popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FRADE, Cáscia. Universidade e cultura popular. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 7-15, 2006.
GOMES, Nilma Lino. Formação de professoras e professores: racismo e branquitude. Podcast Educação e Relações Étnico-raciais. Fundação Santillana, março de 2023. Disponível em:https://open.spotify.com/episode/2db4AI3fvesh9x005Jw4Th?si=O9FZk-VuRUCprJo3SgTzxA. Acesso em: 10 mar. 2023.
GOMES, Nilma Lino. Revista Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, p. 98-109, jan./abr. 2012.
GROSFOGUEL, Ramón. La descolonización del conocimiento: diálogo Crítico entre la visión descolonial de Frantz Fanon y la sociologia descolonial de Boaventura de Sousa Santos. p. 97-108, 2011. Disponível em: https://www.boaventuradesousasantos.pt/media/Ramon%20Grosfoguel%20CIDOB_2011.PDF
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representações da UNESCO no Brasil, 2003.
LÁZARO, André. Formação de professoras e professores: racismo e branquitude. Podcast Educação e Relações Étnico-raciais. Fundação Santillana, março de 2023. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/2db4AI3fvesh9x005Jw4Th?si=O9FZk-VuRUCprJo3SgTzxA. Acesso em: 12 mar. 2023.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MINC - Ministério da Educação (Brasil). Parecer CNE/CP 003/2004, Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf . Acesso em: 11 jan.2023.
MINC - Ministério da Educação (Brasil). Resolução CNE/CES 4/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de março de 2004, Seção 1, p. 24. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0404teatro.pdfAcesso em: 13 mar.2023.
NASCIMENTO, Abdias. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, 2016.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: Artistas da revolução, do CPC à era da TV. São Paulo: UNESP, 2014.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortês, 2005.
SANTOS, Maria Taíres dos. Entre Josefas, rezas e rodas: a práxis do cuidado em saúde e o empoderamento da mulher quilombola. (Mestrado em Culturas Populares- PPGCULT). Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, 2022.
SILVA, Jocrédson Teles da. Cultura popular e a Universidade: A Universidade Estadual de Feira de Santana e sua relação com a cultura popular. Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2010.
TUGNY, Augustin de. Descolonizar as artes na universidade. In: TUGNY, Rosângela de; GONÇALVES, Gustavo (orgs.). Universidade e Encontro de Saberes. Salvador: EDUFBA; Brasília: Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa – UNB, 2020. p. 509- 529.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.