Encontros e desencontros de saberes

culturas populares+, teatro e universidade

Autores

  • Alexandra Gouvêa Dumas Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57945

Palavras-chave:

Racismo Epistêmico, Culturas Afro-Populares., Culturas Populares, Graduação Teatral, Currículo

Resumo

O texto versa sobre as ausências e presenças das culturas populares nos currículos de teatro em nível de graduação. Através da análise dos projetos pedagógicos e das grades curriculares de cursos de graduação em Teatro de universidades federais localizadas no Nordeste brasileiro, chega-se a uma constatação de que há uma predominância de conteúdos e referências europeias e uma ausência ou baixa inserção de conteúdos dos universos cênicos afro-brasileiros nos currículos de licenciaturas e bacharelados em Teatro dos onze cursos analisados.

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Biografia do Autor

Alexandra Gouvêa Dumas, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Artes Cênicas pela UFBA em regime de co-tutela com a Université Paris- Ouest Nanterre La Défense.

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Publicado

2023-09-08

Como Citar

Dumas, A. G. (2023). Encontros e desencontros de saberes: culturas populares+, teatro e universidade. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 346-376. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.57945

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior