Educando com mel e dendê

saberes dos terreiros, crianças e educação antirracista

Autores

  • Elaine Monteiro Faculdadce de Educação da Universidade Federal Fluminense.
  • Paula Ferreira dos Reis Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58002

Palavras-chave:

educação nos terreiros de candomblé, infâncias, racismo religioso, racismo na escola

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia. Buscou investigar o terreiro como um espaço de educação e como um lugar que produz uma narrativa da história do povo preto no Brasil, identificando como ocorreu na diáspora africana a resistência à escravidão e à dominação no Candomblé, assim como processos de transmissão de saberes e de afirmação da identidade negra. Se fundamenta e justifica no estudo do racismo estrutural, em sua relação com a escola e com o currículo e em suas implicações e consequências na subjetividade de pessoas negras, em especial as crianças. Apresenta o terreiro de candomblé como espaço de educação, de cultura, de fortalecimento e afirmação da identidade de pessoas negras. Os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa tomam por base os conceitos de encruzilhada, de rodopio, de pesquisador-cambono, assim como os de oralidade e oralitura especialmente para tratar a entrevista realizada com Mãe Rosiane Rodrigues de Yemanjá. A partir da entrevista e do diálogo que nela se estabelece, emergem questões como ancestralidade, educação nos terreiros, infância, racismo, problemas enfrentados pelas crianças do candomblé na escola e relação entre o candomblé e a vida.

Palavras-Chave:  educação nos terreiros de candomblé; infâncias; racismo religioso; racismo na escola.

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Biografia do Autor

  • Elaine Monteiro, Faculdadce de Educação da Universidade Federal Fluminense.

    Doutora em Serviço Social.

  • Paula Ferreira dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande

     Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2023-09-07

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior

Como Citar

Educando com mel e dendê: saberes dos terreiros, crianças e educação antirracista. (2023). PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 560-588. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58002