Educando com mel e dendê

saberes dos terreiros, crianças e educação antirracista

Autores

  • Elaine Monteiro Faculdadce de Educação da Universidade Federal Fluminense.
  • Paula Ferreira dos Reis Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58002

Palavras-chave:

educação nos terreiros de candomblé, infâncias, racismo religioso, racismo na escola

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa de trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia. Buscou investigar o terreiro como um espaço de educação e como um lugar que produz uma narrativa da história do povo preto no Brasil, identificando como ocorreu na diáspora africana a resistência à escravidão e à dominação no Candomblé, assim como processos de transmissão de saberes e de afirmação da identidade negra. Se fundamenta e justifica no estudo do racismo estrutural, em sua relação com a escola e com o currículo e em suas implicações e consequências na subjetividade de pessoas negras, em especial as crianças. Apresenta o terreiro de candomblé como espaço de educação, de cultura, de fortalecimento e afirmação da identidade de pessoas negras. Os referenciais teórico-metodológicos da pesquisa tomam por base os conceitos de encruzilhada, de rodopio, de pesquisador-cambono, assim como os de oralidade e oralitura especialmente para tratar a entrevista realizada com Mãe Rosiane Rodrigues de Yemanjá. A partir da entrevista e do diálogo que nela se estabelece, emergem questões como ancestralidade, educação nos terreiros, infância, racismo, problemas enfrentados pelas crianças do candomblé na escola e relação entre o candomblé e a vida.

Palavras-Chave:  educação nos terreiros de candomblé; infâncias; racismo religioso; racismo na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Monteiro, Faculdadce de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Doutora em Serviço Social.

Paula Ferreira dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

Referências

, S. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BÂ, Amadou Hampaté. A tradição viva. In: ISKANDER, Z. (org.). História Geral da África. Vol 1. São Paulo: Ática, Unesco, 1980.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Jandaíra 2020.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

EVARISTO, Conceição. A Escrevivência e seus subtextos. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte. 2020.

EVARISTO, Conceição. Escrevivência. Youtube, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY&t=1255s . Acesso em: 04 out. 2020.

FELISBERTO, Fernanda. Escrevivência como rota de escrita acadêmica. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte. 2020.

FERREIRA, Marta. Caderno/Diários de Asé: escritas de candomblé. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU, v. 3, n. 5, 2013.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O Reinado do Rosário da Jatobá. [S. l.: s. n.], 2021.

MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, v. 4, n. 8, 2012. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/246 . Acesso em: 30 abr. 2021.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RUFINO, L.; SIMAS, Luiz Antônio. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SANTOS, Gustavo A. O. O Existir na Pele Preta: contribuições de Fanon para a Psicologia Existencial. Phenomenology, Humanities and Sciences, v. 2, n. 2, p. 256-264, 2021. Disponível em: https://phenomenology.com.br/index.php/phe/article/view/127

SILVA, Cátia Candido; BORGES, Fabrícia Teixeira. O professor de tradição iorubá e a Pedagogia de Terreiro: uma proposição de educação antirracista. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 8, n. 1, p. 198-208 (36-46), abr. 2021. Disponível em: http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/1065 . Acesso em: 30 abr. 2021

SIMAS, Luiz Antônio. Soneto 32. Rio de Janeiro. 21 de julho de 2021. Instagram: @luizantoniosimas. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CQZ-mY2pe1s/?igshid=MmJiY2I4NDBkZg%3D%3D . Acesso em: 25 maio 2023.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: A forma social negra-brasileira. Rio de Janeiro: Mauad, 2019.

Downloads

Publicado

2023-09-07

Como Citar

Monteiro, E., & Ferreira dos Reis, P. (2023). Educando com mel e dendê: saberes dos terreiros, crianças e educação antirracista. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 13(25), 560-588. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v13i25.58002

Edição

Seção

25b: Imagens reflexas sobre os Encontros de Saberes no ensino superior