Desafios na Implementação da Educação Patrimonial na Assistência Estudantil:

uma avaliação do projeto Trajetos Culturais na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Autores

  • Jessica Suzano Luzes UFRJ/USP-IESALQ

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.62825

Palavras-chave:

Gestão cultural, Produção cultural, Avaliação ex-post, Avaliação ex-ante, Data Science Analytics

Resumo

Como as universidades contribuem para a educação patrimonial em um país? São instituições sociais que formam profissionais nas áreas de história, conservação, restauração, entre outros, mas para além do compromisso com as especificidades destas variadas áreas de saber, pretende-se enfocar o desenvolvimento integral do estudante. Esse enfoque se fundamenta no amplo debate sobre a inclusão da cultura e sua diversidade como um dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), um desafio que atravessa diferentes áreas das políticas públicas, como evidenciado na meta 4.7, que associa a educação inclusiva e equitativa de qualidade ao acesso aos bens culturais.

Nesse contexto surge o projeto "Trajetos Culturais", realizado pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PR7) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse projeto oferece visitas guiadas a espaços culturais para estudantes de graduação e pós-graduação, muitos dos quais em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O foco está na análise histórica desse projeto, realizado entre 2018 e 2023, coordenado pela equipe multidisciplinar da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer (DECULT) PR7/UFRJ. Parte-se de uma análise ex-ante que considera o contexto das políticas no âmbito da assistência estudantil, o desenvolvimento de um projeto experimental no âmbito da cultura, o "Ônibus cultural". A análise ex-post se apresenta em resultado e discussões, que possibilitam resultados e impactos concretos, tendo como referência as diretrizes da educação patrimonial do Brasil, conforme a portaria nº 137, de 28 de abril de 2016.  Ambas as formas de avaliação (prévia e posterior) envolvem uma análise exploratória de variáveis qualitativas registradas nos formulários de inscrição dos participantes, todos analisados por meio de técnicas de Data Science Analytics. Como considerações finais, assinala-se os feedbacks dos participantes dessas ações. 

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Luzes, J. S. (2024). Desafios na Implementação da Educação Patrimonial na Assistência Estudantil: : uma avaliação do projeto Trajetos Culturais na Universidade Federal do Rio de Janeiro. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(27), 157-181. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.62825

Edição

Seção

Dossiê 27: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoque