O ENSINO DE TEATRO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HETEROTÓPICOS NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44609

Palavras-chave:

Pedagogia do teatro, heterotopia, ensino de Artes, performance.

Resumo

O artigo propõe uma reflexão acerca da ocupação do espaço escolar não convencional em atividades teatrais realizadas no âmbito da disciplina de Artes no campus Campos Centro do IF Fluminense no ano letivo de 2018 e sua potência enquanto criadoras de heterotopias no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline dos Santos Portilho, Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

Produtora Cultural (técnica de nível superior) no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro, doutora em História, Política e Bens Culturais (CPDOC/FGV).

Maria Siqueira Queiroz de Carvalho, IF Fluminense campus Campos Centro

mestra em ensino de Artes cênicas (PPGEAC/UNIRIO). Professora de Artes-Teatro no IF Fluminense campus Campos Centro. 

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CASTRO, Lúcia Rabello. O Futuro da Infância. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro, 2013.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos III – Estética: Literatura e Pintura, Música e Cinema. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2ª edição, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano – as artes de fazer. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, Edições Mandacaru, 2006.

DORNER, Willi. Bodies in Urban Spaces. Suíca, 2014. Disponível em <https://youtu.be/DaMk8q0aJyE> Acesso em 27 de fevereiro de 2019.

MOSÉ, Viviane. A Escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

SANTOS, Vera Lúcia Bertoni dos. Atividade simbólica na infância e abordagens do teatro no meio escolar: convergências e incompatibilidades. In: Percevejo volume 1 fascículo 9. Rio de Janeiro: Unirio, 2009.

TERRA, Clarice Cruz. Em Busca de Uma Escola Viva: Uma experiência com o ensino de teatro no campus Macaé do Instituto Federal Fluminense. Rio de Janeiro: Unirio, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

dos Santos Portilho, A., & Siqueira Queiroz de Carvalho, M. (2021). O ENSINO DE TEATRO E A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS HETEROTÓPICOS NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 11(20), 178-193. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v11i20.44609

Edição

Seção

Dossiê 20: Tramas entre cultura e educação