A influência da educação popular freireana na Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga em Joinville/SC

Autores

  • Bruna Eloize Taborda Ribas Faculdade Guilherme Guimbala
  • Charles Henrique Voos Faculdade Guilherme Guimbala

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51467

Palavras-chave:

Educação Popular, Paulo Freire, Política, Cultura Popular

Resumo

Considerando a atual conjuntura política nacional e a crescente onda neoliberal conservadora, que aliena e ameaça os direitos dos cidadãos, objetivou-se com este trabalho explorar a temática da educação popular sob a visão de Paulo Freire, e buscou-se fazer a relação entre esta teoria e as práticas realizadas na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga, a Amorabi. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica e um resgate histórico sobre a associação, bem como coleta de entrevistas e imagens que ilustrassem esta trajetória. Também foi analisada a importância e relevância dos projetos da Amorabi para a comunidade. Concluiu-se que a Associação, desde sua fundação realiza uma ação política que condiz muito ao que propunha Paulo Freire, e que as atividades realizadas na e pela Amorabi tem em Freire uma influência direta e indireta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Eloize Taborda Ribas, Faculdade Guilherme Guimbala

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Guilherme Guimbala.

Charles Henrique Voos, Faculdade Guilherme Guimbala

Doutor em Sociologia (UFRGS), Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade (UFSC) e Cientista Social (Univali). Professor da Faculdade Guilherme Guimbala.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BURLAN, Cristiano. Paulo Freire, Um Homem no Mundo. Ep 2: As 40 horas de Angicos. Serviço Social do Comércio Sesc São Paulo, 2019. Disponível em: https://sesctv.org.br/programas-e-series/paulo-freire/. Acesso em: 01 set 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Pratica Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Edição especial. [Saraiva de Bolso]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GAGLIOTI, Patrícia Stahl. Quando a Arte Sopra - O papel cultural da Amorabi e da Casa Iririú. Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, 2019. Disponível em: youtube.com/watch?v=mmbUD2DBAl4. Acesso em: 14 mar. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GOHN, Maria da Glória. Retrospectiva sobre a educação popular e os movimentos sociais no Brasil. Movimento: Rev. de Educação, Niterói, ano 4, n. 7, p. 10-32, jul./dez, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/download/32624/18759. Acesso em: 05 maio 2020.

PETRY, Cristóvão. O Teatro em Comunidades Periféricas. Uma trajetória desenvolvida no bairro Itinga (Joinville-SC). Joinville: Areia, 2020.

PRADO, Windson. Moradores do Trentino fazem protesto neste domingo, no 34º Festival de Dança de Joinville. Jornal ND Notícias do Dia, 24 jul 2016. Disponível em: https://ndmais.com.br/danca/moradores-do-trentino-fazem-manifestacao-durante-o-34o-festival-de-danca-de-joinville/. Acesso em: 01 maio 2021.

SEMIS, Laís. Vivi o Estado Novo e passei pela ditadura, mas nunca vi um período tão assustador como este na Educação. Revista Nova Escola, 10 jan 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15004/vivi-o-estado-novo-e-passei-pela-ditadura-mas-nunca-vi-um-periodo-tao-assustador-como-este-na-educacao. Acesso em: 01 set. 2020.

STRECK, Danilo R.. Entre emancipação e regulação: (des)encontros entre educação popular e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação [online]. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782010000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 07 abr. 2020.

VOOS, Charles Henrique. Quem Manda Nesta Cidade? Poder e rent-seeking urbano em Joinville/SC após o Estatuto da Cidade. Porto Alegre: 2016.

Downloads

Publicado

2022-03-02

Como Citar

Ribas, B. E. T., & Voos, C. H. (2022). A influência da educação popular freireana na Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga em Joinville/SC. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 328-350. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.51467

Edição

Seção

Dossiê 22 - Coletivos culturais - resistências, disputas e potências