O Teatro contra o Estado

Clivagens, armadilhas e reinscrições entre as artes cênicas e as ciências sociais

Autores

  • Manoel Silvestre Friques UNIRIO | UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.50347

Palavras-chave:

Estudos da Performance, Sociologia Econômica, Antropologia da Arte, Amefricanidade, Teatro Descolonial

Resumo

Neste ensaio, refletimos sobre a clivagem epistemológica que separa as teatralidades amefricanas e ameríndias daquelas de herança eurocêntrica, cisão que funda, a nosso ver, o regime historiográfico colonial do teatro brasileiro. Para isso, mobilizamos um conjunto de referências advindas das ciências sociais (em especial, a sociologia econômica e a antropologia da arte e da cultura), buscando, a partir da apropriação do teatro por estes campos epistemológicos, reinscrever as práticas performativas das “sociedades contra o Estado” como práticas fundamentais para a história das teatralidades brasileiras e para os agenciamentos performativos contemporâneos sob o signo do desmantelamento das políticas culturais.

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Biografia do Autor

Manoel Silvestre Friques, UNIRIO | UFRJ

Professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (UFRJ). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos Das Artes (UFF). Atualmente, realiza o segundo doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ. Doutor em História da Arte pelo Programa de História Social da Cultura (Puc-Rio), foi Pesquisador Visitante da Columbia Universiy (2015-2016) e da Université Paris-Nanterre (2019). Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO (2007) e em Engenharia de Produção pela UFRJ (2012). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pela UNIRIO (2009). Com uma abordagem interdisciplinary, Publica com frequência em periódicos científicos. É dramaturg e curador bissexto.

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Publicado

2022-03-02

Como Citar

Friques, M. S. (2022). O Teatro contra o Estado: Clivagens, armadilhas e reinscrições entre as artes cênicas e as ciências sociais. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 12(22), 443-498. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v12i22.50347

Edição

Seção

Artigos (em Fluxo Contínuo)