Possibilidades educacionais de um cinedebate sobre um filme acerca da matemática Hipátia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.60423

Palavras-chave:

Gênero, História da Matemática, Equidade, Educação Matemática

Resumo

Este artigo de pesquisa educacional investiga a realização de um cinedebate que utiliza o filme "Ágora", sobre a matemática Hipátia, como ponto de partida para discutir a relevância da presença das mulheres na matemática. O estudo teve como objetivo central examinar como a exibição desse filme influenciou a percepção, o interesse e o engajamento do público em relação às contribuições das mulheres no campo da matemática. A metodologia empregada combina abordagens qualitativas e quantitativas, envolvendo a coleta de dados por meio de questionários e a observação dos tópicos abordados no debate que ocorreu após a exibição do filme. Os resultados indicam um aumento na conscientização dos participantes do cinedebate sobre a importância da participação das mulheres na matemática. Além disso, o estudo identifica questões que mais se sobressaem na percepção dos participantes acerca desta temática. Este estudo destaca a importância tanto de realizar atividades educacionais e culturais para ajudar a promover a diversidade de gênero na matemática, quanto de criar ambientes mais inclusivos e equitativos para as mulheres nesse e em outros campos de estudo das ciências exatas.

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Biografia do Autor

Livia Jeniffer Faria da Silva, IFSP-Caraguatatuba

Estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Silva, L. J. F. da, & Teixeira, R. R. P. (2024). Possibilidades educacionais de um cinedebate sobre um filme acerca da matemática Hipátia. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(27), 182-203. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.60423