A experiência museistica em programas de promoção turística no mercado de arte
DOI:
https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63216Palavras-chave:
história da arte, patrimônio cultural, museologiaResumo
A dimensão educativa ocupa hoje um espaço relevante nas práticas artísticas, não apenas como elemento complementar ou prática secundária, mas como chave para a produção de conhecimento e para o trabalho das políticas culturais. Os modelos educativos que estão a ser desenvolvidos nos museus e centros de arte espanhóis representaram uma mudança de paradigma. Neste sentido, cada vez mais instituições culturais estão a dotar os seus projectos de aspectos artísticos dos programas educativos, com o objectivo de tornar as propostas expositivas e os recursos utilizados para a sua definição mais compreensíveis e acessíveis a todos os tipos de públicos, cujos um produto educativo aumentaria, por sua vez, o interesse do turismo cultural. Palavras-chave: história da arte; património cultural; museologia; gestão cultural; mercado da arte.
Downloads
Referências
DÍEZ, D.E. Comunicaciones de marketing. Planificaciones y control. Madrid, España: Pirámide, 2002.
FLÓREZ, C. M. La museología crítica y los estudios de público en los museos de arte contemporáneo: caso del museo de arte contemporáneo de Castilla y León, MUSAC. De Arte, 5, p. 231-243, 2006.
FUNDACIÓN ARTE Y MECENAZGO. Fundación Arte y Mecenazgo [en línea]. Disponible en: http://fundacionarteymecenazgo.org/. [Consultado el: 24 de mayo de 2024.
GARCÍA, H.; ESPINOSA, M. M. Contextos educativos no–formales: los museos y la apropiación del conocimiento científico. México: Universidad Autónoma Metropolitana. Unidad Cuajimalpa. Casa Abierta al tiempo, 2015.
ICOM. El Consejo Internacional de Museos. El Consejo Internacional de los Museos [en línea]. Disponible en: https://www.icom-ce.org. Consultado el: 24 de mayo de 2024.
KOTLER, P. El marketing según Kotler. Madrid, España: Paidós, 2011.
NOTARIO, S. A. El público en el museo actual. Reflexiones sobre la Nueva Museología y las masas. De Arte, 18, p. 191–203, 2018.
ROSENBLUM, R.; JANSON, H. W. El Arte del siglo XIX. Madrid, España: Akal, 1984.
SEGOVIA, M. N. Modelos de gestión, organización institucional y estatus jurídico en la Fundación Colección Thyssen-Bornemisza y TEA- Tenerife Espacio de las Artes 2002-2012 (Tesis doctoral). Universidad de La Laguna, Santa Cruz de Tenerife, España, 2017. Recuperado de http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/17879
URÍA, Rodrigo. Un relato: la colección Thyssen-Bornemisza en España. Arbor. Consejo Superior de Investigaciones Científicas, CLXV, p. 91-101 2000.
USCATESCU BARRÓN, Jorge. Paseo estético por una pinacoteca. Un itinerario por las salas del museo Thyssen-Bornemisza de Madrid. Madrid: Ediciones del Serbal, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de propriedade, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical.
- As provas finais não serão submetidas aos autores.
- As opiniçoes emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.