A experiência museistica em programas de promoção turística no mercado de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63216

Palavras-chave:

história da arte, patrimônio cultural, museologia

Resumo

A dimensão educativa ocupa hoje um espaço relevante nas práticas artísticas, não apenas como elemento complementar ou prática secundária, mas como chave para a produção de conhecimento e para o trabalho das políticas culturais. Os modelos educativos que estão a ser desenvolvidos nos museus e centros de arte espanhóis representaram uma mudança de paradigma. Neste sentido, cada vez mais instituições culturais estão a dotar os seus projectos de aspectos artísticos dos programas educativos, com o objectivo de tornar as propostas expositivas e os recursos utilizados para a sua definição mais compreensíveis e acessíveis a todos os tipos de públicos, cujos um produto educativo aumentaria, por sua vez, o interesse do turismo cultural. Palavras-chave: história da arte; património cultural; museologia; gestão cultural; mercado da arte.

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Biografia do Autor

Nuria Segovia Martín, Profesora Asociada del Departamento de Historia del Arte de la Universidad de La Laguna

Doutora em História da Arte, pela ULL.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Segovia Martín, N. (2024). A experiência museistica em programas de promoção turística no mercado de arte. PragMATIZES - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, 14(27), 103-118. https://doi.org/10.22409/pragmatizes.v14i27.63216

Edição

Seção

Dossiê 27: Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologías e enfoque