Os Novos Sujeitos Históricos e a Constituição Cidadã
Resumo
Resumen:
Entre as décadas de 1970 e 1980, a expressão “novos sujeitos históricos” estava presente tanto nos discursos das lideranças de movimentos sociais como nas publicações de intelectuais de diferentes disciplinas. Este artigo tem com objetivo recuperar a discussão sobre a participação popular no processo constituinte daquela época a partir de referenciais teóricos da história e da filosofia política, bem como o modo pelo qual o período da transição política foi experimentado por diferentes atores sociais e dele extraído significados. Assim, espera-se contribuir para os estudos de história constitucional do processo constituinte de 1987/88 e de hermenêutica atinentes à Constituição de 1988 e seu conjunto de direitos, oferecendo um panorama interpretativo e crítico sobre aquela conjuntura específica e de seus atores sociais.
Palavras-Chave:
Filosofia Política, História do Brasil, Direito Constitucional, Poder Constituinte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).